Divulgada programação do Congresso Mariológico, em Aparecida
Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 21-03-2016, Gaudium Press) A cidade de Aparecida, local onde se encontra o Santuário Nacional dedicado à Padroeira do Brasil, recebe entre os dias 2 e 5 de julho o 10º Congresso Mariológico. Na ocasião, cerca de 700 participantes são esperados para o encontro, que terá como tema “Maria na Liturgia e na Piedade Popular”.
Organizado pela Academia Marial de Aparecida, em parceria com Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Faculdade Dehoniana de Taubaté, o evento será direcionado a pesquisadores e estudiosos dos temas ligados à Nossa Senhora e mística mariana.
Até o momento, estão confirmados palestrantes de renome nacional nas áreas de Liturgia e Mariologia, bem como especialistas em temáticas que abordarão os trabalhos dos congressistas.
Logo no primeiro dia, haverá um ciclo de palestras, entre elas, a Análise sobre o Culto e a devoção Mariana na história da evangelização da Igreja no Brasil”, que será apresentada pelo sacerdote da Diocese paulista de Lins e doutor em História Social, Padre Oscar Beozzo.
“Maria no contexto da evangelização da Igreja à luz do Concílio Vaticano II” e a “Exortação Apostólica Marialis Cultus, do papa Paulo VI” serão outras palestras, que serão ministradas pela professora emérita da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pós-doutora em teologia Sistemático-pastoral e de Mariologia, Lina Boff.
Já no dia 3, a temática “Maria no Ano Litúrgico” ficará a cargo da co-fundadora da Rede Celebra de Animação Litúrgica, Irmã Penha Carpanedo.
A programação do Congresso Mariológico deve contar ainda em sua programação com a reflexão “Missas votivas à Nossa Senhora presentes no Missal Romano”, incluindo a presença do doutor em Teologia com especialização em Sagrada Liturgia, Frei Alberto Beckhäuser, atuante na Comissão de Liturgia e Tradução de Textos Litúrgicos da CNBB.
O doutor em Teologia e professor de Mariologia, Irmão Afonso Murad, apresenta a palestra “A liturgia e a piedade popular de Aparecida”, seguida pelo tema “Sadia convivência entre Liturgia e Piedade Popular”, a ser ministrado pelo doutor em Educação, Teologia e em Espiritualidade-Gregoriana, Padre João Carlos Almeida.
Além das apresentações de palestras e seminários, o evento contará com a realização da “Noite Cultural”, assim como os lançamentos de livros de temática mariana e litúrgicos e a inauguração de uma exposição. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações A12
Deixe seu comentário