Gaudium news > “Caminho de Misericórdia”: Madri viverá a Santa Via Sacra da ‘Sexta-feira das Dores’

“Caminho de Misericórdia”: Madri viverá a Santa Via Sacra da ‘Sexta-feira das Dores’

Madri – Espanha (Quinta-feira, 17-03-2016, Gaudium Press) “Caminho de Misericórdia”, assim é o lema da Via Sacra diocesana que se celebrará em Madri no próximo dia 18 de março, dia conhecido como a “Sexta-feira das Dores”. A tradicional jornada de oração entorno dos mistérios da Cruz -que vem sendo realizado na capital espanhola há vários anos-, será presidida pelo Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro.

Caminho de Misericórdia Madri viverá a Santa Via Sacra da 'Sexta-feira das Dores'.jpg

O prelado acompanhará aos fiéis madrilenhos no percurso processional que se desenvolverá nos templos do caminho da misericórdia que este ano foram dispostos na cidade por ocasião do Ano Santo convocado pelo Papa Francisco. O Arcebispo de Madri visitará cada um destes templos no transcurso da Via Sacra.

O percurso penitencial será iniciado às 17h a partir da Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia. Dali seguirá até a igreja de Nossa Senhora da Penha onde também começarão a Via Sacra às 17h. Meia hora depois está previsto que Dom Osoro chegue à Paróquia da Apresentação de Nossa Senhora.

O caminho continuará às 18h na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, para seguir depois no Santuário de Santa Gema, e posteriormente na Paróquia de Santo Antônio de Quatro caminhos, cuja Via Sacra será às 18h30. A seguinte parada penitencial ocorrerá às 19h na Basílica Paróquia Virgem da Milagrosa, para continuar na igreja das religiosas servas de Maria, de onde se transladarão até o Mosteiro da Visitação.

A Basílica de Nossa Senhora da Conceição contará com a visita do Arcebispo de Madri às 20h, de onde se seguirá até as Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. O caminho de misericórdia seguirá no Santuário de Maria Auxiliadora, e posteriormente na Paróquia de São Miguel Arcanjo de Carabanchel.

Está previsto que a Santa Via Sacra Diocesana termine por volta das 21h com a oração penitencial que o Seminário Penitencial e será presidida por Dom Osoro.

Sexta-feira das Dores

A Sexta-feira das Dores se comemora tradicionalmente na sexta-feira anterior à Semana Santa. Recebe este nome porque este dia se recordam as sete dores sofridas pela Virgem Maria desde a infância de Jesus, com a profecia do ancião Simeão, até a morte na Cruz de seu Filho.

Em alguns países, este dia é dedicado à reflexão e é o auge da Quaresma, tempo litúrgico no qual se dispôs o coração para viver o acontecimento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Este dia, como as demais sextas-feiras da Semana Santa, se pratica a abstinência, e também se recomenda, ainda que não se obrigue, a prática do jejum, como ocorre na Sexta-feira Santa.

Em outros lugares a data também é chamada de ‘Sexta-feira do Concílio’, já que o Concílio Vaticano II considerou suprimir as festas que se celebravam duas vezes em um mesmo ano, como ocorre com a Solenidade de Nossa Senhora das Dores no dia 15 de setembro. Apesar disto, a Santa Sé considera que nos países onde há uma profunda devoção às dores da Virgem, se continue com a tradição da Sexta-feira das Dores, como ocorre na Espanha. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas