Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus celebra seus 93 anos
Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 17-03-2016, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Unidade Coração Eucarístico, acolheu nesta terça-feira, dia 15 de março, a cerimônia pelos 93 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej).
Ao longo do encontro, houve o lançamento de publicações do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ) e da Arquidiocese de Belo Horizonte, bem como a apresentação do Guia Pastoral Presbiteral, Diretrizes do Diaconato Permanente e do Guia Pedagógico do Sacej.
O Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo esteve presente no evento, que contou ainda com o bispo auxiliar Dom Joaquim Mol, com o bispo de Itabira e Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e do diretor do instituto, Padre Evandro Campos Maria, além de professores, estudantes, sacerdotes e evangelizadores arquidiocesanos e outros vindos das demais dioceses do país.
No momento em que lançava as Diretrizes do Diaconato Permanente e o Guia Pedagógico do Sacej, Dom Walmor ressaltou que o evento confirma o que se buscava há anos com a transferência física do IFTDJ para o coração da PUC Minas: “O sentido era de que o Instituto não fosse um apêndice da Universidade, mas o coração dela, pelo que se ensina, se discute, pela produtividade”.
Ainda conforme o prelado, é enorme e permanente o desafio de formar bem aquele que se propõe a ser servidor do povo de Deus, uma vez que “o seminarista precisa atualizar-se, estar à altura para ser servidor, o que exige muita humildade e alinhamento”.
Além disso, o Arcebispo de Belo Horizonte não deixou de mencionar a importância dos 93 anos do Sacej e aproveitou para expressar seu desejo de inaugurar a nova sede, que terá o nome Convivium Emaús, até o início de 2017, nas proximidades da Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas.
Em seguida, coube a Dom Mol apresentar o novo volume da coleção Arquidiocese em Movimento, considerada uma “publicação qualificada” que tem a finalidade de mostrar as ações eclesiais, políticas, socioeducativas, religiosas da Arquidiocese de Belo Horizonte.
“O nascimento desta coleção se deve ao reconhecimento da importância dessas ações para o diálogo e o reconhecimento do Cristianismo no mundo”, lembrou o reitor da PUC Minas. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte
Deixe seu comentário