Assistência assídua à Eucaristia beneficia as crianças, afirma estudo nos EUA
Mississipi – Estados Unidos (Quinta-feira, 17-03-2016, Gaudium Press) A Universidade Estatal de Mississippi publicou um estudo de sociologia destacado pela National Catholic Register na qual se descrevem vários benefícios que a assistência semanal à Igreja reporta às crianças. Os achados respondem aos interrogantes de alguns pais de família que se preocupam pela eventual dificuldade de seus filhos para comportar-se adequadamente e participar no culto religioso.
“A assistência religiosa dos pais e um ambiente religioso coesivo em casa oferecem benefícios significativos para o desenvolvimento do comportamento, emocional e cognitivo”, afirmam os investigadores. Os bons resultados se incrementam quando a assistência à Igreja é frequente, e práticas de formação como o catecismo reforçam nas crianças os valores transmitidos em casa pelos seus pais.
As áreas nas quais se registraram vantagens para as crianças de famílias praticantes foram a vontade de aprender, uma maior variedade de interesse, criatividade, persistência e responsabilidade. As famílias com assistência regular à Igreja registraram melhores avaliações das crianças em áreas como o autocontrole, interação social e habilidades interpessoais.
Estes benefícios se somam, segundo a redatora Marcia Segelstein, aos benefícios óbvios de uma prática religiosa arraigada, que incluem uma menor participação na violência e o uso de drogas, mas também aspectos essenciais na sociedade como a preparação para matrimônios estáveis, famílias mais fortes e comunidades de apoio baseadas na Fé. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário