Gaudium news > Pelo Ano da Misericórdia Dom Osoro ministra catequese às famílias em Madri

Pelo Ano da Misericórdia Dom Osoro ministra catequese às famílias em Madri

Madri – Espanha (Quarta-feira, 16-03-2016, Gaudium Press) A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, em Madri, acolheu no dia 11 de março a primeira das catequeses que o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, ministrará às famílias por ocasião do Ano Santo da Misericórdia.Pelo Ano da Misericórdia Dom Osoro ministra catequese às famílias em Madri.jpg

O prelado começou a série de catequeses referindo-se à passagem evangélica na qual se narram as Bodas de Caná, quando Jesus, por mediação de Maria, converte a água em vinho.

“Cristo, no início de sua vida pública, quer estar presente, precisamente no início de uma família, que é o matrimônio. Um homem e uma mulher unem suas vidas e Cristo se faz presente”, assinalou o Arcebispo, sobre o qual acrescentou: “São João Paulo II, quando nos entregou aos cristãos os mistérios luminosos, em um de seus mistérios nos fala precisamente deste momento excepcional em que Jesus Cristo manifesta que é realmente Deus nas Bodas de Caná”.

Mais adiante sublinhou que a família segue tendo uma singular importância na cultura, e que é necessário olhar sua realidade em toda sua complexidade, “com as luzes que realmente tem e com as sombras que se manifestam”.

Entre as sobras Dom Osoro assinalou que hoje a família está vivendo uma mudança antropológico cultural que leva a influenciar em todos os aspectos da vida, que faz necessário “uma proximidade cada dia maior a Nosso Senhor Jesus Cristo”.

“O Papa Bento XVI nos falava da crise antropológica, da crise do homem, da crise da imagem do ser humano (…) O Papa Francisco, na Encíclica ‘Laudato si’, nos tem falado também da crise do ser humano, que é o problema fundamental que existe, e isto afeta diretamente a família. Quando não se sabe que é o ser humano, as relações que começam entre um homem e uma mulher, no matrimônio, que continuam depois através da família formada nesse matrimônio pelos filhos, tem umas repercussões essenciais e profundas o conceito que tenhamos do ser humano”, prosseguiu.

Depois disse que é precisamente a crise de Fé, a que tem afetado de maneira profunda as famílias: “A crise da Fé nos afeta profundamente a todos nós (…) A crise da Fé, a crise da marginalização de Deus, de nossa existência nos afeta de uma maneira singular (…) que está na origem também da crise do matrimônio e da família”.

Por este motivo, o Arcebispo de Madri fez um chamado a voltar a olhar a Jesus Cristo: “É o Senhor que nos dá a todos nós uma capacidade especial, nova, para descobrir que a família segue sendo na atualidade o pilar fundamental e irreconciliável da vida social, e o seguirá sendo sempre”. E exortou também a olhar as famílias com os olhos de Jesus, quer dizer “com os olhos do amor”.

Finalmente, recordou que a família “representa o valor fundante e o recurso insubstituível para o desenvolvimento da sociedade humana”, sendo ela “a escola mais rica do humanismo”.

A próxima catequese, que ocorrerá novamente na Catedral de Almudena, ocorrerá às 19h30 do dia 10 de junho. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas