Pároco filipino recorda como Adoração Eucarística preservou sua paróquia de supertufão
Palo – Filipinas (Quarta-feira, 16-03-2016, Gaudium Press) O Padre Felix Ebacitas, exorcista da Arquidiocese de Palo, Filipinas, e pároco de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Marasbaras, Tacloban, recordou como sua paróquia foi providencialmente preservada durante o supertufão Yolanda – Haiyán de 2013. O sacerdote credita a proteção celestial à Adoração Eucarística que se pratica habitualmente no templo.
Por seu ministério de exorcista, o sacerdote é frequentemente questionado se realizou algum tipo de exorcismo no dia do desastre para proteger o templo. O presbítero oferece outra resposta, segundo relatou em um retiro de Quaresma cujo conteúdo foi divulgado pela CBCP News. “Vocês sabem, o segredo é que a cada quinta-feira desde que cheguei à Marasbaras tivemos uma Hora Santa, incluindo a noite anterior a que (o tufão) chegara, porque foi na sexta-feira”.
Além desta prática devota, o sacerdote celebrou a Eucaristia cedo no dia da chegada do tufão e deixou exposto o Santíssimo em sua habitação para orar durante a passagem do ciclone. A região onde se localiza o templo, Tacloban, foi uma das mais afetadas do país, situação qualificada por funcionários das Nações Unidas como “uma destruição em uma escala massiva”. Enquanto o supertufão arrasava o território, “me mantive orando todo o tempo não para ser livrado, mas implorando ao Senhor que nos protegesse enquanto a gente estava chorando no primeiro piso cheios de medo”.
O sacerdote insistiu na importância de ter uma adequada preparação para a oração e reservar um tempo para dispôr-se adequadamente para a Eucaristia. “A vida é uma vida de preparação para a Eucaristia e uma ação de graças depois da Eucaristia”, explicou o sacerdote, citando a São Josémaria Escrivá.
O templo paroquial de Nossa Senhor da Medalha Milagrosa não sofreu danos maiores durante o supertufão e não se reportou nenhuma morte na área da paróquia. A imagem da Santíssima Virgem entronizada fora do templo resistiu o embate dos ventos apesar de que os cristais que a protegiam se quebraram. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário