Gaudium news > Marcha pela Vida em Lima, foi a maior manifestação na história peruana

Marcha pela Vida em Lima, foi a maior manifestação na história peruana

Lima – Peru (Terça-feira, 15-03-2016, Gaudium Press) A quarta edição da Marcha pela Vida, em Lima no último sábado, constata o grande apreço que no Peru tem pela vida humana desde a concepção até a morte natural, e pela família. Se constituiu como a maior manifestação a favor da vida humana na América Latina, mais de 750.000 pessoas marcharam pelas ruas centrais da capital peruana. Foi também a maior manifestação pública da história peruana.

Marcha pela Vida em Lima, foi a maior manifestação na história peruana.jpg

O Cardeal Arcebispo de Lima, Dom Juan Luis Cipriani Thorne, expressou que se viu “a maior quantidade de cidadãos nunca antes reunidos em nossa pátria sob uma mesma ideia e um mesmo sentir, defender nosso primeiro direito, a vida”.

“Esta geração de gente jovem quer um Peru diferente. Queremos um Peru no qual se tenha lugar para viver todos os seres humanos sem exclusões, sem abortos, buscando a maior dignidade para cada uma dessas crianças”, afirmou o Cardeal.

“Me sinto muito orgulhoso de estar com vocês nesta marcha. O Peru está mostrando a América Latina e a Europa que podemos mudar de mentalidade. Temos que apoiar a vida, a família e ter coragem de sair às ruas. Não irão nos calar. Sairemos sempre à rua”, acrescentou o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru.

A marcha contou com delegações de todos os distritos de Lima Metropolitana, assim como delegações especiais de Callao, Carabayllo, Lurín e ao redor da grande capital.

Desenvolvimento da marcha

Desde as 15h milhares de peruanos se reuniram no cruzamento das avenidas Brasil e Javier Prado. Dom Adriano Tomasi, OFM, Bispo Auxiliar de Lima, iniciou a Marcha pela Vida, agradecendo a todos os presentes por defender nosso primeiro direito. Depois, a multidão caminhou com entusiasmo e grande colorido pela rota prevista, descendo a Costa Verde no distrito de Magdalena.

A chegada dos fiéis à explanada final se realizaram atividades musicais e se escutaram diversos testemunhos de pessoas que defendem a vida humana em difíceis circunstâncias.

A organização da Marcha pela Vida contou com a participação de mais de 5 mil voluntários e a colaboração da Polícia Nacional do Peru, as Municipalidades de Lima, Breña, Jesús María, Pueblo Libre e Magdalena; o Corpo Geral de Bombeiros Voluntários do Peru, Serenazgo, EsSalud e Defesa Civil, que se encarregaram de garantir a ordem pública e a segurança durante toda a peregrinação e as atividades finais.

Tendência mundial

Este ano, a Marcha pela Vida se posicionou como um referente notável nas redes sociais, sendo ‘Trending topic’ nacional o dia do encontro de voluntários, no dia 27 de fevereiro. Além disso, o dia central do evento, 12 de março, foi tendência no Peru desde as 10h; e em diversos países do mundo como México, Estados Unidos, Honduras, Panamá, Guiana, Equador, Chile, Argentina, Espanha, França, entre outros.

A Marcha pela Vida é realizada no marco da celebração no Peru pelo “Dia da Criança por Nascer”, decretada pela Lei N° 27654 que está baseada no artigo 1º da Constituição Política do Peru, que assinala que: “A defesa da pessoa humana e o respeito de sua dignidade são o fim supremo da sociedade e do Estado”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas