No Ceará, nomeada nova abadessa da Abadia Nossa Senhora da Vitória
Crato – Ceará (Terça-feira, 15-03-2016, Gaudium Press) A Abadia Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte, mosteiro beneditino feminino de Juazeiro do Norte, tem sua nova abadia. Após o pedido de renúncia do ofício abacial de Madre Maria Aparecida Menezes do Couto, primeira abadessa do Estado, devido à idade avançada, foi eleita para assumir o cargo a Madre Maria José dos Santos, então subprioresa.
A eleição para a sucessora de Madre Maria Aparecida aconteceu com a reunião de 12 monjas de profissão perpétua, que em comum acordo, escolheram o nome de Madre Maria José dos Santos.
Na ocasião, ao lado de Dom Abade Filipe da Silva e Madre Maria Aparecida, a nova abadessa seguiu em procissão com destino ao altar onde proferiu um juramento de obediência à Regra de São Bento e às Constituições da Congregação Beneditina do Brasil, no momento da instalação, feita de frente para o altar.
Oriunda de Olho D’Água Grande, no Alagoas, Madre Maria José dos Santos é a quarta filha do casal Francisco de Assis dos Santos e Sarcila Maria da Conceição dos Santos. Ainda muito jovem, conheceu o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória, na cidade de São Cristóvão, no Sergipe, ingressando em 10 de fevereiro de 1991.
Após um período de estudos e de reflexão, desembarcou a Juazeiro do Norte, junto à comunidade, na transferência do Mosteiro para a cidade cearense.
Antes de ser eleita como abadessa da Abadia Nossa Senhora da Vitória, a religiosa exercia os cargos de Subprioresa, celeireira (ecônoma), zeladora do noviciado, além de ser Mestra de Coro e responsável pelo Atelier. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato
Deixe seu comentário