Dois notáveis templos na Inglaterra são catalogados em 1º Grau de patrimônio nacional
Londres – Inglaterra (Segunda-feira, 14-03-2016, Gaudium Press) Dois templos católicos de Yorkshire, Inglaterra, foram incluídos na lista de bens patrimoniais de 1º Grau da Historic England, a entidade que antes recebia o nome de Patrimônio Inglês. O templo de São Carlos Borromeu e a Abadia de Ampleforth foram os templos escolhidos para o máximo nível de proteção, enquanto que os templos de São Pedro e São Paulo em Leyburn e Santa Maria e São Romualdo em Yarm foram listados como 2º Grau.
“É muito emocionante que a importância do patrimônio católico está sendo reconhecida agora”, expressou Sophie Andreae, membro do Comitê de Patrimônio da Conferência de Bispos da Inglaterra. “Estes extraordinários templos merecem ser melhor conhecidos e estamos muito agradecidos com Historic England por seu apoio pelo grande projeto de investigação que conduziu a este anúncio”.
O templo de São Carlos Borromeu em Hull é considerado “uma gema escondida” em termos empregados pela Conferência de Bispos da Inglaterra e Gales. Sua fachada aderida aos edifícios circundantes dá pouca ideia de “um dos interiores mais opulentos e dramáticos interiores de qualquer igreja do século XIX na Inglaterra”. Com estilo clássico exterior e um interior inspirado no Barroco italiano e o Rococó austríaco resulta um lugar de extraordinária importância na celebração de Hull como Cidade de Cultura 2017.
A Abadia Beneditina de Ampleforth foi uma notável obra do século XX projetada pelo arquiteto Sir Giles Gilbert Scott e alberga uma comunidade de mais de 70 monges. O templo tem uma das Portas Santas da Misericórdia na Inglaterra e o Abade Patrick Barry foi o sacerdote religioso de maior idade no país (98 anos) até sua morte, ocorrida no último dia 21 de fevereiro.
Somente 2,5% da totalidade de edifícios listados como bens patrimoniais na Inglaterra pertencem à categoria de 1º Grau. A nova classificação dos templos é possível graças a um convênio entre Historic England e a Diocese de Middlesbrough, assim como o Comitê de Patrimônio da Conferência de Bispos, como parte de um programa contínuo de investigação sobre os templos católicos na Inglaterra. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário