Assembleia Plenária de Bispos da Índia é encerrada com chamado à conversão
Bangalore – Índia (Segunda-feira, 14-03-2016, Gaudium Press) O Cardeal Baselios Cleemis Thottunkal, reeleito Presidente da Conferência de Bispos Católicos da Índia, expôs as conclusões da Assembleia Plenária dos Bispos do país em uma coletiva de imprensa no dia 09 de março. O purpurado fez um chamado à conversão como primeiro ponto das deliberações. “Dentro da Igreja, sentimos a necessidade de renovar-nos a nós mesmos, incluindo aos Bispos”, expressou o purpurado.
Os Bispos denunciaram “o zelo insuficiente e o temor de proclamar a Cristo como único Salvador” como obstáculos da Igreja local, assim como uma “crescente indiferença e falta de compromisso com a vocação cristã”.
Os prelados advertiram sobre a instabilidade da harmonia social produto do avanço do extremismo, o que significou “ataques e atrocidades contra intelectuais, ativistas sociais e pessoal religioso e instituições”. O Cardeal advertiu sobre um nacionalismo exacerbado que leva as pessoas a julgar os que pensam de forma distinta como “inimigos da nação”.
Na Assembleia Plenária participaram os prelados de rito latino, siro malankara e siro malabar, que se reuniram entre os dias 02 a 09 de março. Como convidado especial à Assembleia, esteve presente o Arcebispo de Washington, Estados Unidos, Cardeal Donald Wuerl. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário