Gaudium news > Recife acolhe procissões de encerro e do encontro do Senhor Bom Jesus dos Passos

Recife acolhe procissões de encerro e do encontro do Senhor Bom Jesus dos Passos

Recife – Pernambuco (Quinta-feira, 10-03-2016, Gaudium Press) Há 362 anos, a celebração que faz com que o público venha refletir sobre os últimos momentos que Jesus chega ao calvário, terá mais um capítulo nesta quinta-feira, 10 de março.

Gaudium Press.jpg

As procissões de encerro e do encontro do Senhor Bom Jesus dos Passos são uma preparação para a Semana Santa. Nesta ocasião, centenas de fiéis vão percorrer as igrejas e comunidades do centro histórico do Recife, meditando os sete passos que marcaram o caminho de Nosso Senhor, que são o horto, a prisão, a coluna da flagelação, a coroação de espinhos, a sentença, o encontro com Nossa Senhora e por fim, o calvário.

Organizadas pelo Frei Rinaldo Pereira, presidente da Comissão de Intervenção das Irmandades da Arquidiocese de Olinda e Recife, e pelo Padre Antônio Gomes, presidente da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (CAP), a programação das procissões ainda conta com o auxílio da Irmandade do Bom Senhor dos Passos.

Nesta ocasião, a Procissão do Encerro seguirá para a Rua Vigário Tenório, passando pela Praça Marco Zero até chegar na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, situada no Bairro de Santo Antônio, na capital pernambucana.

Já no dia seguinte, haverá a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos. Com um percurso inverso, o evento será aberto com a celebração de uma Santa Missa na Igreja do Carmo, às 16h. Depois, o público segue caminhada em direção à Rua Madre de Deus, no bairro do Recife Antigo.

A Procissão de Encerro e dos Passos do Bom Jesus, segundo explicou o Padre Antônio Gomes, é oriunda da expulsão dos holandeses do Recife. ” A procissão originou com a promessa dos povos europeus entre português, africanos e índios que estavam aqui e se uniram para expulsar os holandeses e venceram a batalha. A promessa foi paga e desde lá, vem acontecendo as procissões do encerro e dos passos com sete paradas”, contou.

Além disso, o sacerdote explicou que das sete paradas que representam os passos de Jesus, existe sempre uma reflexão em torno delas, da vida do Filho de Deus até a salvação. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas