Centro de São João Del Rei presencia Paraliturgia do Encontro
São João Del Rei – Minas Gerais (Quarta-feira, 09-03-2016, Gaudium Press) A Semana Santa é um dos períodos litúrgicos onde se exige uma forte preparação por parte dos fiéis e das comunidades católicas. Contudo, em São João Del Rei, as comemorações ocorrem com certa antecedência. Neste caso, a Festa Paralitúrgica celebra e remonta o encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo com Maria Santíssima durante o percurso da Via Sacra.
Na cidade mineira, um dos polos onde a cultura católica está há bastante tempo enraizada com seus belos templos, o período quaresmal vem servindo para a organização desta jornada, a Comemoração dos Passos, que se iniciou nesta sexta-feira, 4, com o Depósito de Nossa Senhora das Dores.
Ao sair da Catedral do Pilar, a Imagem da Virgem Dolorosa foi encaminhada para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, assim como a Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, direcionada à Igreja de São Francisco de Assis, na noite de sábado, 5 de março.
Com um ambiente sereno, propício para a celebração da solenidade, acompanhado de um belo repique de sinos e um repertório musical executado há mais de 200 anos, os fiéis faziam filas para beijar três vezes a fita do Senhor dos Passos. O costume popular era feito com alternações com a passagem do público debaixo da cruz que a imagem trazia às costas, contornando o andor em sentido anti-horário.
Quando a tarde vinha a aparecer, era possível ver a apreciação dos fiéis com seus respectivos olhares focados apenas nas duas imagens de roca, ornamentada em seus respectivos andores. E para a condução do sermão, rezado na Praça Barão de Itambé (Largo da Câmara, foi convidado o Bispo Diocesano de Petrópolis, do Rio de Janeiro, Dom Gregório Paixão.
Depois deste encontro das imagens, os fiéis partiram em procissão com destino à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Enquanto isso, eram executados pela Orquestra Ribeiro Bastos os Motetos dos Passos como “O Senhor Deus”, “Miserere”, “Popule Meus”, “O Vos Omnes” e “Adoramus Te”.
Já na entrada da procissão, no interior da Catedral, Dom Gregório proferiu o Sermão do Calvário, encerrando desta forma as comemorações deste ano. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de São João Del Rei
Deixe seu comentário