Igreja mineira cria plataforma digital para mapeamento de bens naturais
Belo Horizonte – Minas Gerais (Quarta-feira, 09-03-2016, Gaudium Press) A plataforma digital do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, passará a contar com um Portal do Ambiente e da Memória. O “Santuário Digital”, como é chamado, oferecerá aos internautas uma plataforma digital com banco de dados, aplicativos, mapas, rotas, textos, fotos e vídeos para armazenamento.
A plataforma digital, com localização, identificação, divulgação e promoção dos bens naturais e culturais sob os cuidados e gestão da Igreja Católica no Brasil, terá a primeira versão apresentada durante reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
O portal é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura (Nepac), órgão do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação. Além disso, será também apresentada na Assembleia Geral da entidade, em abril deste ano.
Entre as ferramentas que o site disponibiliza está o aplicativo Próximo da Piedade, que mapeia os bens naturais da Igreja mineira, como o Santuário Nossa Senhora da Piedade, bem como as paróquias e comunidades dos municípios que integram a Arquidiocese.
Além disso, o aplicativo traz orações como a de Nossa Senhora da Piedade, o hino oficial Nossa Senhora da Piedade e Consagração.
De acordo com o site da Arquidiocese de Belo Horizonte, a ideia do “Santuário Digital” é fazer com que as universidades católicas em todo o Brasil usem o mapeamento desses bens culturais em suas respectivas regiões, a fim de contribuir com informações de todo o país. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte
Deixe seu comentário