Gaudium news > Templo dedicado a São Miguel Arcanjo, na Bahia, mobiliza campanha para restauração

Templo dedicado a São Miguel Arcanjo, na Bahia, mobiliza campanha para restauração

Itacaré – Bahia (Segunda-feira, 07-03-2016, Gaudium Press) Fundada no ano de 1723 pelos sacerdotes jesuítas, a Paróquia dedicada a São Miguel Arcanjo, localizada na cidade baiana de Itacaré, é considerada uma das mais antigas da região, além de ser um dos Patrimônios da Igreja Católica no Nordeste do país.

Contudo, em vista da necessidade urgente de restauração em suas instalações, houve a criação do projeto “A Fé Restaurada” – Restauração dos Altares da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.

Gaudium Press.jpg

Para intensificar esta campanha, o Padre Ednaldo Cardoso vem disponibilizando um mural, com a prestação de contas das despesas e receitas que foram contabilizadas até o momento.

“A construção da igreja aconteceu há quase 300 anos e há 140 anos que não havia uma intervenção nela. A igreja como um todo representa a demonstração de fé e a cultura de um povo. E conta muito da história de Itacaré. A importância parte do pressuposto de que é uma restauração daquilo que é católico, religioso, artístico e cultural”.

Segundo o sacerdote, o altar, uma das áreas que requer atenção por reformas, “é muito importante para a igreja e, neste caso, temos três altares que nos ajudam a contar e a remontar tudo isso: como o povo pensava e se comportava sobretudo no âmbito religioso”.

“Estamos num processo de reconstrução. No dia 4 de março completaremos 2 meses desse processo”, completou.

A coordenadora do projeto “A Fé Restaurada”, Graça Barbosa, explicou ao site da Arquidiocese de Salvador que esta igreja é o único templo católico que existe em Itacaré.

“Quando eu cheguei na cidade e vi a situação da igreja, eu uni a minha fé, a minha gratidão a Deus e enfrentei todas as dificuldades para lutar e conseguir a restauração desses altares, para que Itacaré não perdesse o único patrimônio artístico-cultural e casa de Deus que ela tem”, disse.
O interessado em conhecer melhor o projeto pode acessar o site da Paróquia São Miguel Arcanjo (paroquiasaomiguelitacare.com.br). No espaço virtual, será possível ver a apresentação do resumo da ação, além de imagens da obra em andamento e informações de como contribuir com o desenvolvimento da reforma. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas