Seminarista argentino descreve processo de seleção de voluntários na JMJ Cracóvia 2016
Cracóvia – Polônia (Segunda-feira, 29-02-2016, Gaudium Press) Um jovem seminarista argentino de 21 anos de idade, Ezequiel Ifran, pertencente à Diocese de Quilmes, é um dos 25 voluntários internacionais de longo prazo que trabalham em Cracóvia, Polônia, na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude. Em diálogo com a agência AICA, relatou sua experiência e descreveu o ambiente dos preparativos da equipe em língua espanhola.
O ingresso de Ifran na equipe de voluntários de longo prazo se produziu por um pedido feito em 2014, depois de participar como voluntário de curto prazo na JMJ do Rio de Janeiro. O pedido já havia sido esquecido e a resposta chegou quando o jovem havia discernido sua vocação ao sacerdócio e foi admitido no Seminário. Tanto o Reitor do seminário como o Bispo local aprovaram sua participação no evento.
Seu trabalho na equipe de longo prazo é coordenar aos voluntários de curto prazo provenientes da América Latina. “Temos um sistema no computador que está em polonês técnico”, relatou entre risadas pela complexidade da linguagem. “Ali nos chegam as candidaturas dos voluntários as quais, depois de checar os documentos e a informação, lhes enviamos um correio eletrônico para coordenar uma entrevista via Skype e conhecer sua motivação. Finalmente, em uma lista anotamos só que foram aceitos e os que estão em espera por algum motivo”.
“Todos podem ser voluntários. Diferente do que se crê, saber inglês não é obrigatório”, comentou o voluntário. “É verdade que tem prioridade aqueles que sabem mais idiomas ou que participaram de outras JMJ, mas aqueles que não são escolhidos geralmente é por um problema de papéis”.
Ifran também é o encarregado de dirigir a oração da coroinha da Divina Misericórdia em espanhol como parte da iniciativa #PrayForMercy levada a cabo pelos voluntários da JMJ. A campanha é promovida através das redes sociais, em particular Periscope, na qual podem reunir-se para orar a Coroinha, invocando aos Santos Padroeiros da JMJ 2016: São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário