Cerimônia Solene inicia aulas da Escola de Teologia Pastoral, em Manaus
Manaus – Amazonas (Quarta-feira, 24-02-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Manaus promoveu na noite desta segunda-feira, 22 de fevereiro, no Auditório Mãe Paula, do Centro de Formação arquidiocesano, a cerimônia solene de abertura da Escola de Teologia Pastoral.
A ocasião contou com a realização de uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, e concelebrada pelos padres Geraldo Bendaham e José Ribeiro, com a presença de, professores e coordenadores do curso.
Em sua homilia, Dom Sérgio destacou a importância de sermos católicos.
“A primeira função do presbítero seja o testemunho do sofrimento Cristo. As pessoas têm que ver em nós modelos de vida, temos que ser verdadeiros pastores, que demonstram não faltar coisa alguma, pois ele tem Jesus, por isso ele é livre. Devemos sempre pedir a graça de sermos bons pastores, gente que descobriu Jesus e se deixa conduzir por ele, se deixar amar por ele”, disse.
Em seguida, o prelado explicou que “catolicidade quer dizer universalidade”, pois “para ser católica ela precisa ser apostólica”, uma vez que “os apóstolos são um fundamento na nossa vida”, sendo a nossa Fé a Fé dos apóstolos, que foram escolhidos e que deram o testemunho da morte e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“Não devemos sentir vergonha em ser católico, apostólico e romano. A teologia é se aprofundar na Fé, conhecer Jesus, conhecer o Evangelho, as escrituras, para sermos testemunhas. Ninguém faz teologia só para si mesmo. Teologia nós fazemos para evangelizar o outro. A coisa mais bonita que nós podemos fazer é conhecer melhor em quem acreditamos”, expressou.
Por fim, o Arcebispo de Manaus não deixou de parabenizar os participantes da celebração e aqueles que desejam se aprofundar ainda mais nos estudos teológicos:
“Parabéns a vocês que estão dispostos começando e recomeçando. Estudar não é fácil, pois tem que ter muita leitura, mas vale a pena por que enriquece a gente, enche o coração de alegria em estudar a doutrina da Igreja. Nós nos aprofundamos naquilo que nos é revelado. Deus se revelou para nós”, concluiu. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Manaus
Deixe seu comentário