Gaudium news > Chega a Roma novo embaixador americano junto a Santa Sé

Chega a Roma novo embaixador americano junto a Santa Sé

Cidade do Vaticano (Sexta, 28-08-2009, Gaudium Press) O professor Miguel Humberto Díaz, teólogo católico de Minnesota nomeado no último dia 27 de maio novo embaixador americano junto a Santa Sé, desembarcou ontem com a sua família no aeroporto internacional de Fiumicino, em Roma. No dia 27 de agosto, professor Díaz prestou seu juramento em Washington. Agora, antes de começar seus esforços, espera pela apresentação das cartas credenciais a Bento XVI.

Antes do juramento, no dia 4 de agosto, o embaixador teve sua indicação aprovada pelo Senado americano como “embaixador extraordinário e plenipotenciário dos Estados Unidos da América para a Santa Sé”.
“Sou muito grato ao Senado por esta ratificação e ao presidente Obama pela confiança em mim investida. Estou honrado por me ter sido confiada essa responsabilidade de representar o povo dos Estados Unidos perante a Santa Sé”, declarou.

Ontem, após a sua chegada, o embaixador manifestou novamente sua alegria: “Espero ansiosamente pelas próximas semanas enquanto eu e minha família fincamos novas raízes em Roma. Estarei honrado em servir ao presidente Obama e aos americanos neste meu novo papel, e será uma honra única conhecer Sua Santidade, o Papa Bento XVI”.

Os Estados Unidos nomeiam novos embaixadores sempre que um novo presidente é eleito. A data do encontro com o Santo Padre para a apresentação das credenciais ainda não foi fixada. Até lá, o novo embaixador não poderá participar dos eventos e não responderá a entrevistas.
A embaixada dos Estados Unidos junto a Santa Sé trabalha com o Vaticano principalmente em torno de questões de liberdade religiosa, diálogo interreligioso, paz e segurança, direitos humanos e também meio ambiente.

Biografia

Embaixador Díaz é professor de Teologia no College of Saint Benedict and Saint John’s University, no estado do Minnesota. Ele é co-editor do livro “From the Heart of Our People: Explorations in Catholic Systematic Theology” (“Do coração do nosso povo: explorações na teologia sistemática católica”) e autor de “On Being Human: U.S. Hispanic and Rahnerian Perspectives,” (Sobre ser humano: perspectivas americano-hispanas e ranherianas), escolhido “melhor livro do ano” pelo Seminário Teológico de Princeton. O professor Díaz também lecionou estudos religiosos e teologia na Barry University, Universidade de Dayton e na Universidade de Notre Dame.

De 2001 a 2003 ensinou e serviu como reitor acadêmico no St. Vincent de Paul Regional Seminary, em Boynton Beach, na Florida. Ele é membro do quadro da Sociedade Teológica Católica da América e ex-presidente da Academia dos Teólogos Católicos Hispanos dos Estados Unidos. Possui bacharelado pela St. Thomas University e mestrado e Ph.D. em teologia pela Universidade de Notre Dame.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas