Bogotá vive jornada de confissões em paróquias com Bispos colombianos
Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 17-02-2016, Gaudium Press) A capital colombiana vive nesta quarta-feira, 17, uma jornada especial por ocasião do Ano Santo da Misericórdia. Os Bispos do país, que desde segunda-feira se encontram reunidos em Bogotá na 100ª Assembleia Plenária do Episcopado, ministrarão o Sacramento da Reconciliação em várias paróquias da cidade.
Segundo informou a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) em nota de imprensa, cerca de 90 Bispos dividirão entre as 37 paróquias bogotanas onde atenderão os fiéis em confissão e presidirão a Celebração Eucarística nas comunidades.
“Os senhores Bispos oferecerão este Sacramento da Reconciliação nas diferentes paróquias; um sinal da presença do Episcopado colombiano em Bogotá, também muito significativo, e por outra parte celebrar com estas comunidades a Eucaristia”, explicou o Padre Juan Álvaro Zapata, secretário adjunto do Episcopado, em entrevista com o Departamento de Comunicações do organismo eclesial.
Comentou que a iniciativa além de ser ocasião para celebrar o Ano Santo, é oportunidade para que os Bispos vivam o dom de ser ministros ordenados, tema da Assembleia Plenária, e uma das tarefas dos prelados que é justamente “aproximar a misericórdia de Deus através do Sacramento da Reconciliação a todos os fiéis cristãos”, complementou o sacerdote.
O Padre Zapata também comentou que esta iniciativa lhes foi informada com antecedência às comunidades paroquiais para que sejam muitos os fiéis que possam receber o dom da misericórdia de Deus a partir da Confissão com as mãos dos Bispos: “Nós aos párocos respectivos informamos desta visita há mais de um mês e eles foram convidando os fiéis durante as missas de domingo para que estejam depois das quatro da tarde nestas paróquias, e possam desfrutar, aproveitar, receber a bênção desta presença dos Bispos em suas comunidades paroquiais”.
Por outro lado, o secretário adjunto do Episcopado explicou que “o Sacramento da Reconciliação dado pelos Bispos, pelo presbítero, tem o mesmo caráter, só que o Bispo tem o poder de perdoar certos pecados que são reservados a eles em concreto”, perdão que poderão receber os fiéis bogotanos que se unam a esta jornada.
A iniciativa também será oportunidade para que os crentes recebam a graça da Indulgência Plenária que o Santo Padre concedeu por ocasião do Jubileu da Misericórdia e que é possível ganhar nos templos jubilares da capital colombiana, vários deles incluídos entre as 37 paróquias nas quais estarão presentes os Bispos do país.
“Todos terão a possibilidade de acessar este sacramento da reconciliação, mais ainda por este Ano Jubilar da Misericórdia, e as pessoas terão a possibilidade de dispôr-se desta possibilidade que o Papa nos deu de ganhar também essa Indulgência Plenária, porque várias das paróquias onde estarão os Bispos são paróquias onde se oferece a Indulgência Plenária (…) Vão oferecer essa oportunidade aos fiéis que estejam confessados, celebrando a Eucaristia, professando o Credo e rezem pelas intenções do Santo Padre”, acrescentou o Padre Zapata.
Esta jornada de confissões responde também ao convite que fez o Papa Francisco na Bula “Misericordiae Vultus” com a qual convocou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na qual assinala: “Muitas pessoas estão voltando a aproximar-se do sacramento da Reconciliação e entre elas muitos jovens, que em uma experiência semelhante costumam reencontrar o caminho para o Senhor, para viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da própria vida. Novamente ficamos convencidos do centro do sacramento da Reconciliação, porque nos permite experimentar na própria carne a grandeza da misericórdia. Será para cada penitente fonte de verdadeira paz interior”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário