Santo Padre nomeia novos bispos para Rio Grande (RS) e Juazeiro (BA)
Brasília (Quarta-feira, 17-02-2016, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica do Brasil, nesta quarta-feira, 17, o Papa Francisco nomeou o Padre Ricardo Hoepers como novo bispo da Diocese de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Frei Carlos Alberto Breis Pereira como bispo coadjuntor de Juazeiro, na Bahia.
Padre Ricardo Hoepers
Oriundo de Curitiba, substituirá o Monsenhor José Mário Stroeher, que deixou o cargo por ter completado 75 anos, conforme estabelecido pelo Código de Direito Canônico.
Padre Ricardo chegou a estudar Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no”Studium Theologicum, formando-se posteriormente em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Além disso, possui mestrado Bioética e fez doutorado em Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma.
Em 31 de janeiro de 1999, ordenou-se sacerdote, integrando desta forma o clero da Diocese de Curitiba. Lá, exerceu as funções de vigário paroquial da catedral e diretor da Faculdade de Filosofia.
O religioso também é professor de Teologia Moral e Bioética e membro do Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná e da Sociedade Brasileira de Teologia Moral, tendo, inclusive, escrito o livro intitulado “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”.
Antes de receber o comunicado de sua nomeação como bispo de Rio Grande, era pároco da Igreja de Santo Agostinho, na capital paranaense.
Frei Carlos Alberto Breis Pereira
Por sua vez, o novo bispo coadjutor de Juazeiro, é de São Francisco do Sul. Iniciou seus estudou Filosofia no Instituto Salesiano e Teologia no Instituto Franciscano, além de realizar mestrado em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.
Entre os cargos que exerceu ao longo do tempo estão o de mestre dos frades professores, secretário provincial para a formação e os estudos e delegado do Serviço para a Formação e os Estudos (Serfe).
No ano de 2014, o Frei Carlos Alberto era vigário provincial de Santo Antônio, e hoje, é presidente da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil. (LMI)
Deixe seu comentário