Gaudium news > Em comunhão com a Igreja, China vive tempo quaresmal

Em comunhão com a Igreja, China vive tempo quaresmal

Pequim – China (Quarta-feira, 17/02/2016, Gaudium Press) – O início desta quaresma foi vivido pela comunidade católica na China em consonância e comunhão com a Igreja Católica em todo o mundo.

Segundo a Agência Fides, esta sintonia foi particularmente vivida quando se diz respeito ao Jubileu da Misericórdia, como testemunham informações recebidas de fontes chinesas.

O rito da imposição das cinzas, na Quarta-feira de Cinzas, foi marcante na Paróquia de Chang Shu, que fica na Diocese de Su Zhou: um sacerdote de 98 anos foi quem impôs as cinzas a centenas de fiéis.

Em sua homilia, o idoso presbítero não poupou palavras de incentivo e encorajamento para que os paroquianos empreendessem o caminho da Quaresma:

“Jejum, oração, obras de misericórdia e alegria da fé são os elementos fundamentais para viver a Quaresma, disse o Pároco. Assim, podemos nos renovar e nos converter a Deus Pai que nos acolhe sempre”, disse.

Na cidade de Shen Zhen, para poder atender as necessidades dos fiéis trabalhadores, a Paróquia de Santo Antônio (Shen Zhen) celebrou o rito da imposição das cinzas no domingo, 14 de fevereiro, antes da Quaresma iniciar.

O desejo do pároco era de que “a misericórdia do Senhor se manifestasse e que chegue ao maior número possível de fieis”.

Na Diocese de Wen Zhou, o caminho quaresmal teve início na Catedral com um rito mais espiritualizado.

Cerca de 400 fieis, que estão de férias nos festejos do Ano Novo Chinês, participaram do rito nos dias 10 e 11 de fevereiro. Nesses dias houve reflexões sobre a Misericordiae Vultus, Bula de convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, e a carta pastoral do bispo diocesano que incentiva “viver a Quaresma do Ano da Misericórdia, para ser o rosto do Senhor misericordioso na comunidade e na sociedade”.

De 25 a 29 de janeiro, houve um retiro espiritual com vistas à Quaresma na comunidade de Jiang Xi. O retiro foi mais sacerdotes que se encontraram para tratar do encontro: “Renovados no Senhor para responder ao chamado de misericórdia do Senhor, concretamente”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas