Diocese em Goiás celebra início da Quaresma com abertura de Porta Santa
Ipameri – Goiás (Quarta-feira, 17-02-2016, Gaudium Press) A Diocese de Ipameri, no interior de Goiás, promoveu logo no primeiro domingo da Quaresma, 14, a abertura de sua Porta Santa, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete, em Caldas Novas.
Na ocasião, o bispo Dom Guilherme Werlang realizou a condução do momento com uma caminhada que teve destino à Igreja. Depois, em um ato solene, fez a abertura da primeira porta do novo templo, a Porta Santa, que tivera sido preparada especialmente para acolher os fiéis diocesanos.
O reitor do Santuário, Padre Daniel Aguirre, minutos antes de ser realizado o rito, recordou as palavras do Papa Francisco: “ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos a ser misericordiosos com os outros como o Pai é conosco”.
Neste Ano Extraordinário, convocado pelo Santo Padre no ano passado, o Santuário de Nossa Senhora da Salete promoverá diversas atividades relacionadas ao Jubileu da Misericórdia.
Além disso, Nossa Senhora da Salete será homenageada, uma vez que serão celebrados os 170 anos de sua aparição, no dia 19 de setembro de 1846. Entre os próximos eventos programados pela diocese está as “24h para o Senhor”, conforme solicitado pelo Papa.
Santuário de Salete em Caldas Novas
O Santuário Diocesano situado em Caldas Novas foi fundado pelo então bispo de Ipameri, Dom Dom Guilherme Antônio Werlang, através de Decreto exarado a 19 de setembro de 2004, e instalado oficialmente na primeira Romaria Penitencial em 17 de outubro do mesmo ano.
Sob os cuidados dos Missionários Saletinos, o Santuário tem como fundamentos, com base nas Diretrizes Pastorais da Diocese de Ipameri, das Orientações do Conselho Pastoral do Santuário, pelas Diretrizes Pastorais da Igreja no Brasil e da Santa Sé e segundo o seu Regimento Interno são, promover a evangelização reconciliadora à luz da evangélica opção pelos menos favorecidos, bem como encontros para a reflexão bíblico-teológico-pastoral, romarias e peregrinações ao templo mariano, além de momentos de orientação e aconselhamento espiritual. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB e Santuário de Nossa Senhora da Salete em Caldas Novas
Deixe seu comentário