Gaudium news > Toma posse novo reitor de Santuário em Pouso Alegre (MG)

Toma posse novo reitor de Santuário em Pouso Alegre (MG)

Pouso Alegre – Minas Gerais (Terça-feira, 16-02-2016, Gaudium Press) O mais novo pároco da Paróquia de Santa Rita de Cássia e Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, Padre Samuel Gâmbaro, tomou posse canônica, nesta segunda-feira, 15 de fevereiro.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Dom José Luiz Majella Delgado, e concelebrada por dezenas de sacerdotes do clero arquidiocesano. Além disso, diáconos, seminaristas e centenas de fiéis também estiveram presentes na celebração.

Dom José Luiz, em sua homilia, comentou que a vivência de todo cristão deve se basear pela justiça, assim como pela vontade de ser santos.

“As leituras apontam para nós um caminho para nossa conversão: ser justo, ser santo. A justiça deve ser uma prática da nossa vida cristã. Quem é justo é temente a Deus. Procura agir conforme os critérios de Deus. Nós percebemos Deus que chega até Moisés e orienta Moisés para que chegue até o povo e mostre ao povo que o seu agir não deve ser uma agir tendencioso, para este lado ou para aquele lado, mas ser justo, ser centrado, manter um equilíbrio na sua maneira de se relacionar, no seu jeito de viver e no seu jeito de comportar-se com Deus. Ser justo é um desafio na sociedade que vivemos”, afirmou.

Logo em seguida, dirigiu o recado ao Padre Samuel Gâmbaro, lembrando que é essa justiça de Deus que deve pulsar no coração do pároco.

“Hoje aqui estamos para empossar um novo pároco desta comunidade paroquial, que traz muitas características Dom Majella, durante sua homilia peculiares. O que deve pulsar no coração de um padre? ser um homem justo, querer ser um homem santo. Esse deve ser o querer de todo batizado, e nós, que nos consagramos para nos colocarmos a serviço da Palavra de Deus, a santidade precisa ser realmente nosso modo de vida. É na sua santidade de pároco, que o padre vai convertendo muita gente”, declarou.

O prelado ainda aconselhou o novo pároco a seguir os exemplos de Monsenhor Alderigi, para que “se coloque aqui nessa comunidade paroquial como aquele que quer aprender”.

“Mas para aprender a ser um pároco, você precisa aprender com os pobres. Assim foi o Monsenhor Alderigi. Ele aprendeu a ser um pároco desta Paróquia com os pobres. Sabemos pela história que tudo o que pediam a ele, ele doava. Aprendeu a ser um homem da gratuidade, com os pobres. Aprenda a ser pároco desta Paróquia de Santa Rita com os pobres”, ressaltou.

Por sua vez, o Padre Samuel prometeu ir ao encontro de todos para servir:

“À Paróquia de Santa Rita de Cássia e filhos paroquianos que hoje me recebem, em prece rogo: rezem por mim para que, com a luz do Espírito Santo e na humildade de coração, eu possa apascentar este rebanho hoje a mim confiado. Vim em nome de Deus e com alegria, para continuar os trabalhos dos sempre queridos padres Eduardo e Lucas. Conto com suas orações. Irei ao encontro de todos, a todos vim para anunciar o Evangelho, a Boa Nova de Jesus Cristo. Vim para abençoar, vim para santificar, vim como aquele que serve. Vim como pai para acolhê-los, mas, sobretudo, vim como irmão, o irmão menor. A todos quero amar. Por fim, rogo a Mãe de Deus e nossa Mãe, que ao lado do seu Filho, continue intercedendo por mim e por todos nós”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas