Gaudium news > Secretário geral do episcopado colombiano pede ‘transparência’ no processo sobre referendo da reeleição presidencial

Secretário geral do episcopado colombiano pede ‘transparência’ no processo sobre referendo da reeleição presidencial

Bogotá (Quinta, 27-08-2009, Gaudium Press) O secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), monsenhor Juan Vicente Córdoba, afirmou ontem por meio de nota divulgada no site oficial da CEC que ‘transparência e clareza’ devem acompanhar o referendo para uma eventual segunda reeleição do presidente Álvaro Uribe.

“Isto (referendo) tem que ser feito com a lei, com uma lei clara. Os colombianos pedem que isto seja feito com muita clareza (…) Assim, nós colombianos aceitamos o que a lei nos diz”, afirmou.

Para o prelado, o referendo tem que ter transparência. “Se não tiver transparência, então que não tenha referendo”.

Trâmite

O Senado aprovou na semana passada, por 56 votos a favor, o referendo em que se perguntará aos colombianos sobre uma segunda reeleição do presidente Álvaro Uribe em 2010, segundo a Folha Online. Se retiraram da votação o esquerdista Polo Democrático Alternativo (PDA) o também opositor Partido Liberal (PL).

A iniciativa, então, foi levada ao plenário da Câmara dos Representantes, onde, deveria ter passado por apreciação na última terça-feira. Caso realmente passe pela Câmara, o referendo só precisaria do aval da Corte Constitucional para ir às urnas, onde os colombianos votariam para decidir se a Constituição será mudada para permitir uma segunda reeleição do presidente Uribe.

No entanto, a Casa adiou a votação para a próxima terça-feira depois de quase dois dias de debate com troca de acusações entre oposição e base aliada do governo, informou a France Presse.

Manobra

Álvaro Uribe foi eleito em 2002 e reeleito em 2006, depois de uma manobra que permitiu uma mudança na Constituição autorizando que o presidente concorresse novamente ao governo do país.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas