Gaudium news > Ordem dos Pregadores comemora jubileu pelos seus 800 anos de fundação

Ordem dos Pregadores comemora jubileu pelos seus 800 anos de fundação

Córdoba – Espanha (Terça-feira, 16-02-2016, Gaudium Press) Desde o dia 07 de novembro de 2015 ocorre o jubileu da Ordem dos Pregadores pelos seus oito séculos de fundação. Várias são as iniciativas e atividades que ocorrem em diversos países para comemorar a publicação das Bulas promulgadas pelo Papa Honório III, com as quais se confirmaram a criação da Ordem fundada por São Domingos de Gusmão.Ordem dos Pregadores comemora jubileu pelos seus 800 anos de fundação.jpg

Entre as atividades, a família dominicana em Córdoba, Espanha, participou no último sábado, 13 de fevereiro, na Solene Eucaristia de ação de graças pelo início do Jubileu, celebração que ocorreu às 19h30 na igreja de Santo Agostinho.

Como parte das comemorações, no dia 12 de fevereiro, também começou um ciclo de conferências entorno da “Presença dos Dominicanos em Córdoba”. A primeira exposição, a cargo do Padre Benito Medina, O.P, teve por tema “Frei Álvaro de Córdoba: Testemunha da Misericórdia de Deus… Do Getsemaní ao Calvário”.

O ciclo continuará com outras duas conferências. A primeira sobre a “Presença dos Dominicanos em Córdoba”, que dará o Padre Antonio Larios, O.P, no dia 26 de fevereiro; a segunda sobre “Figuras dominicanas de Córdoba: Frei Albino González, Bispo de Córdoba” a cargo do Padre Carlos Romero, O.P, que ocorrerá no dia 11 de março.

Todas as apresentações ocorrerão no salão de conferências do Convento dos Padres Dominicanos, após a Igreja de Santo Agostinho de Córdoba, às 20h.

Durante o ano também haverá vários eventos importantes para a família dominicana de toda a Espanha, como o Encontro de Jovens que ocorrerá em Madri entre os dias 16 e 17 de abril, com a coordenação da equipe de Pastoral Juvenil dos Dominicanos. Além disso, entre os dias 16 à 19 de maio e de 22 à 24 de julho ocorrerá em Ávila a Cátedra de São Tomás; e de 4 à 6 de julho ocorrerá em Madrid o Congresso sobre a missão dominicana na educação, entre outros eventos.

O Encerramento do Jubileu na Espanha será no dia 18 de dezembro na Basílica de Nossa Senhora de Atocha em Madri.

Fora da Espanha está prevista também a peregrinação pelos lugares dominicanos na Itália, que ocorrerá entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2017 e servirá de antessala para o encerramento do jubileu neste país europeu. Além disso, durante esta semana de janeiro ocorrerá em Roma o Congresso Internacional para a pregação na Ordem.

O tempo jubilar se estenderá até o dia 21 de janeiro de 2017, ele “significa para a Ordem entrar em um processo dinâmico de renovação que culmine no envio dos frades a pregar, da mesma forma que Domingos enviou aos primeiros irmãos”, segundo explica a Ordem na programação para os 800 anos de fundação.

O Papa Francisco, por ocasião dos oito séculos dos Dominicanos e mediante decreto, concedeu a Indulgência Plenária aos que participem das celebrações por este tempo jubilar. A indulgência, cujo decreto está assinado pela Penitenciaria Apostólica pelo Penitenciário Maior da Igreja Católica, Cardeal Mauro Piacenza, assinala que os fiéis podem lucrá-la com as condições estabelecidas, quer dizer confissão sacramental, comunhão Eucarística e oração pelas intenções do Papa.

Além disso, a Penitenciaria acrescentou algumas características de acordo com as circunstâncias: estar em comunhão com os fins espirituais do Ano Santo da Misericórdia, participar em alguma celebração do Jubileu Dominicano e peregrinar a uma igreja ou capela dos Frades, Monjas ou Irmãs da Ordem Dominicana onde esteja presente o Santíssimo e se ore diante Dele com as seguintes preces: o Pai-nosso, o Credo, a Oração Jubilar e a invocação a Nossa Senhora do Rosário.

Oração do Jubileu da Ordem dos Dominicanos

Deus, Pai de misericórdia, que chamaste ao teu servidor Domingos de Gusmão a colocar-se no caminho da Fé, como peregrino itinerante e pregador da graça, ao preparar-nos a celebrar o Jubileu da Ordem, te pedimos que infundas de novo em nós o Espírito de Cristo Ressuscitado, para que possamos proclamar com fidelidade e alegria o Evangelho da paz, por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas