Gaudium news > Dom Zimowski preside celebrações da Jornada Mundial do Enfermo na Terra Santa

Dom Zimowski preside celebrações da Jornada Mundial do Enfermo na Terra Santa

Nazaré – Israel (Segunda-feira, 15-02-2016, Gaudium Press) A Jornada Mundial do Enfermo, celebrada no dia 11 de fevereiro em Nazaré, foi rodeada de uma série de eventos de preparação, que incluíram momentos de oração, Eucaristias e um simpósio sobre a sacralidade de vida em Notre Dame Center de Jerusalém. Todos estes eventos contaram com a presença do Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski.

Dom Zimowski preside celebrações da Jornada Mundial do Enfermo na Terra Santa.jpg

Os eventos de preparação iniciaram no domingo, 07 de fevereiro, com uma Missa na Igreja da Sagrada Família em Ramallah, a qual assistiu uma delegação vaticana de 50 pessoas e vários prelados da Terra Santa. Em sua homilia, o Patriarca Latino de Jerusalém afirmou que a atenção dos enfermos é um dever fundamental, essencial na mensagem de Cristo. Por este motivo, a Pastoral da Saúde não é uma atividade complementar à Fé, mas parte integral do trabalho da Igreja.

Na Basílica da Natividade em Belém ocorreu uma Missa na qual participaram por volta de 150 enfermos, entre os quais se encontravam 20 provenientes da Espanha, membros da Hospitalidade Jesus de Nazaré. Nesta Eucaristia se administrou a Unção dos Enfermos e as características deste sacramento foram expostas por Dom William Shomali, Bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Simpósio sobre fim da vida e deficiência

Um dos eventos centrais ligados à Jornada Mundial do Enfermo foi um Simpósio intitulado: “A vida humana é sagrada, preciosa e inviolável: Problemas diante do final da vida e a aceitação das pessoas deficientes”. O Simpósio foi coordenado pelo Dr. Etienne Lepicard e moderado pelo Dr. Youssef Zaknoun e esteve dividido em duas partes: a primeira esteve dedicada à investigação biomédica e a legislação sobre os cuidados ao final da vida com testemunhos de profissionais especialistas nesta matéria.

A segunda parte do simpósio, dedicada a aceitação da deficiência, é particularmente importante no Oriente Médio. Segundo expôs o sacerdote Faysal Hijazin, a porcentagem de deficiência no Jordão e Palestina é um dos mais elevados do mundo. A Igreja conta com vários centros a serviço destas povoações e se expuseram vários testemunhos de serviço em hospitais e prisões. Na conclusão do simpósio, o Patriarca Latino de Jerusalém anunciou a criação de quatro comitês de ética cristã na Terra Santa.

Dom Zygmunt Zimowski, o Bispo Boulos Marcuzzo e o Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina, Dom Giuseppe Lazzarotto, além de outros prelados e sacerdotes, presidiram uma jornada de oração na Basílica da Anunciação em Nazaré. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas