Templo de Nossa Senhora de Lourdes em Rosário, Argentina, é elevada à Basílica Menor
Rosário – Argentina (Segunda-feira, 15-02-2016, Gaudium Press) A Festa de Nossa Senhora de Lourdes, celebrada em todo o mundo no dia 11 de fevereiro, teve uma particular importância para a comunidade de fiéis do templo desta invocação em Rosário, Argentina: O templo em honra a estas aparições da Santíssima Virgem foi elevado pelo Papa Francisco à dignidade de Basílica Menor. O acontecimento foi destacado com música sacra, uma procissão e Adoração Eucarística.
“Toda a comunidade arquidiocesana está em festa, já que nossa querida paróquia de Lourdes é elevada a Basílica menor, pela bula que o Papa Francisco assinou no dia 22 de novembro de 2015”, explicou o pároco da nova Basílica, Padre Juan José Estrade, segundo informou a agência AICA. A Eucaristia de proclamação, celebrada na festa patronal, foi presidida por Dom Eduardo Eliseo, Arcebispo de Rosario e concelebrada pelos Arcebispos Dom Eduardo Mirás, emérito de Rosario e Dom Mario Luis Batista, emérito do Paraná, assim como vários sacerdotes.
A procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, adornada com 500 rosas vermelhas, percorreu as ruas da cidade e culminou nas escadarias do templo, onde a imagem foi recebida com hinos marianos interpretados por cânticos líricos. Neste lugar, Dom Eliseo Martín deu a Bênção com o Santíssimo Sacramento aos assistentes. As rosas que ornavam à Santíssima Virgem foram presenteadas aos devotos, que as conservaram especialmente para levá-las aos enfermos que não puderam fazer parte da procissão.
Ao receber a dignidade da Basílica, o templo ostenta os símbolos do Tintinábulo e a Umbella basilical, que representam o chamado da Igreja a escuta do Evangelho e a alegoria da frase “o Verbo acampou, colocou sua tenda entre nós”. A Umbrella, com forma de sombrinha, permanece no templo na espera do Pontífice, e se abre nos dias nos quais o templo permite obter a indulgência plenária por sua união especial com a Santa Sé.
As datas nas quais se pode obter indulgência em uma Basílica correspondem ao aniversário da concessão desta dignidade, o dia da dedicação do templo, a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, a Festa Patronal do templo, um dia ao ano livremente eleito pelo Bispo local e um dia ao ano escolhido livremente pelo peregrino. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário