Juventude do Maranhão participa de evento de animação missionária
Pinheiro – Maranhão (Quinta-feira, 04-02-2016, Gaudium Press) Uma ação que reuniu centenas de jovens vindos das paróquias da Diocese de Pinheiro, no Maranhão, para um momento de oração, comunhão e fraternidade. A 11ª edição da “Missão Jovem” ocorreu entre os dias 28 e 31 de janeiro, sendo direcionada para o aprofundamento da formação dos missionários.
Na ocasião, os participantes do encontro refletiram o tema “Espiritualidade e missão”, que contou com a assessoria do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, Padre Jaime Carlos Patias.
“A espiritualidade é resultado de uma mística, uma experiência de apreensão do divino em nós e no mundo. É mais um sentir Deus do que pensar Nele. É uma experiência de comunhão profunda com o divino e com a obra da criação onde tudo está interligado”, explicou o Padre Jaime, sobre o significado do termo.
“O objetivo foi capacitar os jovens que participam das semanas missionárias realizadas duas vezes ao ano em paróquias da diocese”, esclareceu o membro da coordenação diocesana da Pastoral da Juventude diocesana, Nilton Casar Alves.
Ao fazer um discurso a juventude presente no evento, o Padre Jaime Patias afirmou que a espiritualidade não desliga a pessoa do que é material, e sim a orienta, com base no Espirito de Deus. “A nossa grande referência é Jesus. O Espírito de Deus O ungiu e enviou aos pobres, orientando toda a sua vida aos mais necessitados e oprimidos para libertá-los. É nesta direção que seus seguidores devem trabalhar”, disse.
Além disso, a exortação apostólica do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho) inspirou o sacerdote a dizer que “a Igreja é chamada a estar em saída como Jesus que sabe ir à frente, sem medo de ir ao encontro, procurar os afastados e convidar os excluídos”.
“A missão vem de Deus porque Deus é Amor que abraça toda a humanidade. Ele nos convoca a cooperar em sua missão em todo o mundo: na pastoral, na Nova Evangelização e na missão aos povos (ad gentes)”, completou.
A celebração de envio dos jovens em missão também foi um dos pontos mais altos da “Missão Jovem”. O bispo de Pinheiro, Dom Elio Rama, não deixou de encorajar os participantes:
“O jovem missionário é aquele que abre o seu coração para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus. Agora vocês estão mais preparados para essa missão. Levem Jesus Cristo com vossas vidas e palavras a todas as pessoas, especialmente àqueles que mais necessitam e esperam de conforto e ajuda. Em nome de Deus vos enviamos para serem verdadeiros discípulos missionários de Jesus”, exortou. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Deixe seu comentário