Igreja de Ribeirão Preto, em São Paulo, realiza criação de nova comunidade
Ribeirão Preto – São Paulo (Quarta-feira, 03-02-2016, Gaudium Press) A instalação da Quase Paróquia São Mateus Apóstolo aconteceu na Arquidiocese de Ribeirão Preto. Na ocasião, o Arcebispo Dom Moacir Silva presidiu a concelebração eucarística e concedeu a posse ao Quase Pároco, Padre Severino Germano da Silva.
Com sede a Igreja São Mateus Apóstolo, no Quintino Facci I, a quase paróquia é pertencente à forania Bom Jesus da Lapa.
Segundo informa o decreto de criação o território da quase paróquia, a igreja foi desmembrada integralmente das paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Rita de Cássia das Palmeiras, em Ribeirão Preto, abrangendo assim diversos bairro locais.
“Hoje rendemos graças a Deus, Nosso Senhor, de modo muito particular, pela caminhada feita por esta comunidade, pelas pessoas que deram o melhor de si ao longo deste caminho percorrido como nós pudemos observar na recordação da vida. Por isso louvamos a Deus pela caminhada feita, e agora neste dia sendo instalada a quase paróquia que precisa caminhar um pouco mais para depois tornar-se paróquia. E esperamos que com o caminho bem percorrido, como foi até agora, venha a ser tornar a paróquia São Mateus”, disse Dom Moacir, no início de sua homilia.
Além disso, o arcebispo proferiu algumas recomendações ao padre Germano, que assumirá como pároco da Quase Paróquia São Mateus Apóstolo. O prelado lembrou, inclusive, que a principal missão do sacerdote será a de ensinar o Evangelho, assim como santificar e governar o povo de Deus.
“O padre santifica o seu povo pela oração, pela celebração dos sacramentos, de modo especial, a Eucaristia, mas os sacramentos são os meios colocados à disposição de cada um dos fiéis para prosseguir no caminho da santidade”, descreveu.
Já no sentido de governar, prosseguium Dom Moacir, “o padre governa o seu povo coordenando todas as atividades da comunidade e contando com cada membro que coloca os seus dons que coloca a serviço do bem comum, mas é o padre que coordena e realiza assim a sua missão de ensinar e santificar o povo de Deus”.
Nos ritos finais, após a solene bênção, o arcebispo e o Padre Germano descerraram a placa comemorativa na entrada da igreja.
Depois, Dom Moacir concedeu a sua benção ao Centro Catequético e a Área Verde da quase paróquia. Nisso, os paroquianos e convidados tiveram a oportunidade de adentrar ao espaço para conferir a exposição de fotos históricas da comunidade São Mateus. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Ribeirão Preto
Deixe seu comentário