Francisco no Congresso Eucarístico das Filipinas: “Nosso mundo tem necessidade de missionários”
Cebu – Filipinas (Segunda-feira, 01/02/2016, Gaudium Press) – No domingo, 31 de janeiro, encerrou-se o 51º Congresso Eucarístico Internacional das Filipinas.
Durante a Missa de encerramento, diante de milhares de fiéis foi exibido um vídeo gravado pelo Papa Francisco contendo sua mensagem para a ocasião.
“Em um mundo que necessita de ternura, perdão e de misericórdia do Pai, é urgente que cada cristão seja um missionário”, pediu o Santo Padre.
“Há exatamente um ano, o Papa visitou as Filipinas depois da passagem do tufão Iolanda”. “Constatei com meus olhos a fé profunda e a resistência do povo”, relembrou Francisco.
Depois de 500 anos, continua ele no vídeo, “Os Filipinos dão ao mundo um exemplo de fidelidade e de devotamento profundo ao Senhor e à Igreja.
Eles se tornaram um povo de missionários que espargem a luz do Evangelho na Ásia e até os confins da Terra”.
Logo em seguida, o Papa Francisco volta ao tema deste Congresso: “Cristo em nós, esperança da gloria”.
Um tema de “grande atualidade”, diz Francisco. Porque Cristo está “presente em sua Igreja pela Eucaristia”, e “a presença de Cristo em nosso meio não é um conforto, mas também uma promessa de alegria eterna e de paz, ” mas também é um convite a ser missionário, ” para possuir a mensagem de ternura, de perdão e misericórdia de Deus a cada homem, mulher e criança”.
A Igreja deve portar o “bálsamo do amor”
A mensagem do Papa aos fiéis foi: seja missionário, “tamanha é a necessidade que o mundo tem dessa mensagem! “, “as boas novas do amor redentor de Cristo num mundo que tem tal necessidade reconciliação, de justiça e de paz”.
Particularmente, sublinha o Santa Padre, “quando pensamos nos conflitos, na injustiça e nas crises humanitárias que marcam nosso tempo”.
O Papa continua sua mensagem lembrando que neste ano Santo da Misericórdia, toda a Igreja está chamada a “levar o bálsamo do amor misericordioso de Deus a toda família humana, curar as feridas, trazendo esperança onde o desespero parece tão frequentemente ter assumido tudo”assumir.
Mais adiante o Papa interroga a cada um dos fiéis “está pronto para avançar após este Congresso Eucarístico?”. “Considerar duas ações de Jesus na Última Ceia “que têm a ver com a dimensão missionária da Eucaristia”: a mesa de comunhão e lava-pés.
Ir até os outros
O Papa ainda voltou a tratar da importância de compartilhar as refeições com os discípulos, “mas também, e acima de tudo, com os pecadores e marginalizados”.
Como Jesus, é preciso “chegar aos outros, num espírito de respeito e abertura para compartilhar com eles o dom que recebemos.”
Quando “Jesus lava os pés de seus discípulos”, isto é um “sinal de humildade e amor incondicional” Assim diz Francis, “ensina-nos a vontade de ajudar os outros, que também está no coração do discípulo missionário “.
Por fim, o Papa recordou aos fiéis seu papel missionário que deve ser demonstrado “às suas famílias, paróquias, comunidades e igrejas locais”. Para ser um fermento para o mundo inteiro. “
Deixe seu comentário