Bispos colombianos confirmam visita do Papa ao seu país
Redação (Terça-feira, 26-01-2016, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), encabeçada por seu presidente, Dom Luis Augusto Castro, anunciou no último dia 23 de janeiro que o Papa Francisco visitará a Colômbia durante o ano de 2017. Ainda que o Vaticano não tenha dado uma data exata de quando o Pontífice pisará em solo colombiano, se prevê que esta tenha lugar no primeiro semestre do próximo ano.
Com o fim de adiantar detalhes do que será a viagem à nação latino-americana, uma delegação de Bispos viajou no último sábado à Santa Sé para apresentar ao Papa uma proposta do itinerário de sua visita. A delegação estava constituída pelo Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Dom Castro, Mons. Oscar Urbina Ortega, Arcebispo de Villavicencio e vice-presidente da CEC; e Dom José Daniel Falla Robles, Bispo Auxiliar de Cali e secretário-geral da CEC.
Ao término do encontro com o Santo Padre, o presidente do Episcopado colombiano assegurou a vários meios de comunicação que o Papa irá à Colômbia muito provavelmente no primeiro ou segundo trimestre de 2017, já que “este ano já está muito cheio”, sobretudo pelos eventos do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, além da Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá em julho em Cracóvia.
Sobre a provável data da visita, Dom Castro assinalou que esta ainda não é clara, “mas a estão estudando”. Os prelados colombianos entregaram uma proposta ao Papa para determinar em seu momento qual será o itinerário definitivo do Pontífice na Colômbia.
“Acredito que poderemos conquistar uns 3, 4 ou 5 dias para que fiquem nessa agenda para uma boa visita do Papa a diferentes regiões do país”, acrescentou o presidente da CEC, que também comentou que na proposta apresentada ao Papa se pretende que “possa encontrar-se com o maior número de colombianos possível, que lhe queiram escutar e estar com ele”.
O prelado adiantou que uma das cidades que provavelmente visite será a de Quibdó, na região de Chocó, onde se encontraria com as minorias étnicas, os afro-americanos. “É um ponto creio que fixo, e os demais estão por estudar, mas vamos buscar que possa estar presente nas grandes cidades e acessível a muitíssima gente”, disse Dom Castro.
Pelo momento a Secretaria de Estado do Vaticano estudará a proposta do itinerário, para depois dar uma resposta, e mais adiante dar a data definitiva da viagem apostólica do Papa. “É tremendamente complicado preparar uma viagem do Papa e se necessita saber com muito tempo antes o que se vai fazer e como se vai fazer”, comentou o presidente da CEC.
Ainda que o Papa Francisco já tenha visitado a Colômbia sendo Arcebispo de Buenos Aires, esta será a terceira vez que um Pontífice visitará a nação latino-americana. O primeiro a fazê-lo foi o Papa Paulo VI, que pisou no solo colombiano em 1968 por ocasião da abertura da 2ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Medellín, e pela inauguração da nova sede do CELAM.
Por sua vez, São João Paulo II visitou a Colômbia em julho de 1986 passando por várias cidades, entre elas Armero, sepultada pelo lodo após a erupção do Vulcão Nevado del Ruiz ocorrida em 1985. Neste ano de 2016 se comemoram os 30 anos desta histórica visita. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário