Procissão de 3 km celebra a Festa de São Sebastião, no Rio
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 20-01-2016, Gaudium Press) O Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião, foi festejado pelos devotos cariocas que, ao longo desses 13 dias, tiveram a oportunidade de acompanhar as visitas realizadas pela Imagem do Mártir pelas instituições, hospitais, casas de recuperação e centros culturais, sempre acompanhada pela Comitiva da Arquidiocese e o Cardeal Arcebispo, Orani João Tempesta.
Após esse período considerado preparatório, a Cidade Maravilhosa agora convida os fiéis para a comemoração desta quarta-feira, 20 de janeiro, Festa de São Sebastião. Para este dia, a Arquidiocese organizou uma extensa programação, que iniciou pela manhã, com uma Missa celebrada por Dom Orani, na Basílica Menor e Santuário de São Sebastião dos Capuchinhos.
Mais tarde, as atividades seguem com a procissão em honra ao Padroeiro, que terá como ponto de encontro a Basílica Menor e Santuário de São Sebastião dos Capuchinhos, localizada no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio.
O Arcebispo, aliás, destaca São Sebastião como “um dos santos de maior devoção entre o povo brasileiro”, pois em vista de “sua poderosa intercessão e incontáveis milagres obtidos, ele se tornou padroeiro de muitas cidades, e outras tantas cidades e bairros por todo o Brasil receberam o nome de São Sebastião. Ademais, São Sebastião é protetor contra a peste, a fome e a guerra, sendo a sua proteção confiada aos semoventes e às lavouras”.
No total, a procissão percorrerá cerca de três quilômetros de ruas, até a chegada a Catedral Metropolitana, encerrando desta forma a Trezena do Padroeiro, evento de início de ano da Arquidiocese do Rio que completou sete anos em 2016 visitando mais de 100 lugares diferentes.
Ao chegarem em seu destino final, o público será convidado a assistir à Missa presidida pelo Cardeal Tempesta. Nesta ocasião, o purpurado concederá a todos os devotos e à cidade a benção com a relíquia de São Sebastião.
Depois deste momento, acontece o tradicional Auto de São Sebastião, promovido pela Associação Cultural da Arquidiocese. (LMI)
Deixe seu comentário