Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Bogotá é declarada BasÃlica Menor
Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 20-01-2016, Gaudium Press) Grande alegria trouxe para a Arquidiocese de Bogotá a recente declaração de Basílica Menor que recebeu, por parte da Santa Sé, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, situada no concorrido bairro capitalino de Chapinero.
A declaração foi feita mediante comunicação da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, assinada pelo Cardeal Robert Sarah, prefeito do dito dicastério vaticano e com data de 10 de novembro, que foi dirigida ao Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia.
Dito documento assinala: “A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos se compraz em enviar-lhe, adjunto à presente, o Decreto pelo qual se concede o título de Basílica Menor à igreja paroquial de Nossa Senhora de Lourdes em Bogotá, da mesma Arquidiocese”.
“A concessão do título de Basílica Menor a essa importante igreja, ao mesmo tempo que procura fortalecer o vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, promove sua exemplaridade como centro de especial ação litúrgica e pastoral na Diocese. Neste sentido se deseja chamar a atenção de Vossa Eminência Reverendíssima sobre as prerrogativas que leva o título de Basílica Menor, como também as tarefas e obrigações no âmbito litúrgico pastoral expostos no capítulo III e IV do Decreto Domus Ecclesiae do dia 09 de novembro de 1989 (…), e Acta Apostolicae Sedis 89 de 1990”, prossegue.
Precisamente, tais decretos fazem referência às normas referentes às Basílicas Menores que foram estabelecidas após o Concílio Vaticano II pela Congregação para o Culto Divino.
Além disso, o Cardeal Sarah, acrescenta: “Na ausência da data da dedicação da Igreja, a solenidade anual da dedicação se celebrará no dia indicado no Calendário diocesano para as igrejas das quais não se conhece a data de dedicação ou o dia 25 de outubro ou ainda o domingo antes da festa de Todos os Santos”.
A Basílica Menor, situada na praça principal de Chapinero, está dedicada à invocação mariana de Nossa Senhora de Lourdes. Foi construída em 1875 com estilo gótico-morisco a pedido do então Arcebispo de Bogotá, Dom Vicente Arbealez, ao arquitecto Julián Lombana. Sua edificação se realizou no mesmo lugar onde se encontrava uma pequena capela que realizou frei Antonio María Garzón.
Em 1903 foi erigida como paróquia e consagrada um ano depois. A venerada imagem da Virgem de Lourdes que se encontra em seu interior foi coroada pelo Cardeal Mario Rebollo Bravo em 1988. O templo é um dos símbolos representativos de Bogotá graças a sua arquitetura, assim como as obras artísticas que resguarda e aos seus vitrais.
Por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, é possível ganhar neste templo a Indulgência Plenária.
Com esta declaração, a igreja bogotana agora faz parte das mais de 1.500 basílicas que existem atualmente ao redor do mundo graças ao seu esplendor, sua beleza, seu cuidado e por ser epicentro de espiritualidade de uma comunidade. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário