Gaudium news > Bolivianos preparam tradicional festividade mariana em Oruro

Bolivianos preparam tradicional festividade mariana em Oruro

unnamed.jpgOruro – Bolívia (Sexta-feira, 15-01-2016, Gaudium Press) Milhares de devotos bolivianos preparam para o próximo dia 02 de fevereiro, na solenidade de Nossa Senhora da Candelária, uma das manifestações populares de Fé mais chamativas da América Latina: o Carnaval de Oruro, em honra à Nossa Senhora do Socavón.

Numerosos fiéis, vestidos com coloridos trajes típicos, percorrerão quatro quilômetros dançando para demonstrar seu amor e devoção à Mãe de Deus. Esta celebração foi declarada pela Unesco -Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- “Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade”.

As celebrações da Virgem iniciam com o primeiro convite que os diversos grupos de dançarinos fazem, em geral, no primeiro domingo de novembro, ali os devotos realizam sua promessa de Fé e se comprometem a dançar em honra de Nossa Senhora por três anos.

A partir desse momento, e portando uma imagem de Nossa Senhora do Socavón – que cada conjunto de dançarinos levam consigo -, a cada sábado, desde o primeiro convite, realizam várias celebrações em homenagem a Maria, até antes do último convite que ocorre tradicionalmente na semana anterior ao sábado de peregrinação.

unnamed2.jpgA peregrinação transcorre nos quilômetros do percurso e culmina com a Celebração Eucarística diante da imagem de Nossa Senhora do Socavón em seu Santuário. Ali os devotos se prostram de joelhos diante de Nossa Senhora, manifestando-lhe sua filial devoção.

Segundo dados históricos, esta devoção mariana nasceu com os Padres Agostinianos que chegaram a evangelizar as terras bolivianas a partir da Espanha, de onde trouxeram a especial piedade por Nossa Senhora da Candelária, cuja festividade se estabeleceu no século XI, sendo uma das principais festas marianas celebradas no país europeu, sobretudo nas cidades costeiras onde os marinheiros a tomaram como advogada e protetora.

Se diz que entre 1550 e 1600 foi pintado sobre gesso no muro de uma ermita do monte Pé de Galo um afresco de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora do Socavón. Ali se situa hoje o Santuário Mariano.

Entre os devotos desta devoção na Bolívia estão os mineiros, que ano após ano peregrinam ao seu Santuário em Oruro para expressar seu agradecimento pelas inumeráveis bênçãos.

Atualmente a festividade chega a reunir mais de 30 mil dançarinos e 10 mil músicos, que todos os anos rendem especial tributo à Nossa Senhora. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas