Gaudium news > Episcopado Colombiano trabalha em novo aplicativo do Ordo

Episcopado Colombiano trabalha em novo aplicativo do Ordo

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 15-01-2016, Gaudium Press) O Departamento de Liturgia da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) tem importantes projetos para este ano de 2016. Assim o fez saber o Padre Jairo Alberto Montoya, seu diretor, ao ser entrevistado pelo Departamento de Comunicações do organismo eclesial colombiano.

Episcopado Colombiano trabalha em novo aplicativo do Ordo 1.jpgEntre as iniciativas, está previsto o lançamento de um ‘app’ do Ordo que sairá à luz em 2017. “Estamos trabalhando no projeto do aplicativo móvel para o Ordo, que teremos para fevereiro, março de 2017”, anunciou o sacerdote.

“Este aplicativo móvel é mais prático, para tê-lo de modo que possamos servir tanto para a preparação como para estar em sintonia do que nos vai sendo oferecido a cada dia para a celebração”, acrescentou.

Na entrevista, o Padre Montoya também realizou um balanço das atividades e iniciativas que o Departamento de Liturgia adiantou durante o ano de 2015. Entre elas se referiu à publicação do Ordo com uma nova apresentação, sendo o primeiro livro litúrgico que oferece a Igreja local.

Explicou que o Ordo em sua apresentação física “é um livro para tê-lo com todo respeito, com toda veneração nas sacristias, no despacho paroquial, nos escritórios dos sacerdotes, ainda em seu aposento, para seguir as orientações que nos dá a Igreja para as celebrações litúrgicas através das quais se atualiza a força do mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, no bem de toda a humanidade”.

Episcopado Colombiano trabalha em novo aplicativo do Ordo 2.pngPor outro lado, comentou que se vem realizando um trabalho de preparação para o que será a Liturgia das Horas dos fiéis, “de modo que entendendo e compreendendo bem o que significa a oração na Igreja, o Povo de Deus também possa participar mais nele”.

Outra das metas de 2015 foi a de constituir a Comissão Nacional de Liturgia. “Para isso se fez um trabalho em coordenação com a Comissão Episcopal de Liturgia. Se fez um encontro, se instalou e se fez o trabalho”, disse o Padre Montoya.

Já para 2016, o Departamento de Liturgia se projetará mais na formação: “Podemos projetar-nos mais na formação e capacitação a nível do presbiterado e também dos animadores litúrgicos que temos nas respectivas jurisdições”.

Como fruto do trabalho inicial com a Comissão Nacional de Liturgia, o próximo mês de abril ocorrerá o Encontro Nacional de Diretores de Liturgia, de professores de liturgia, de religiosos e religiosas que tenham a ver com a liturgia, e de leigos comprometidos, “para dar-lhes formação litúrgica, de tal maneira que eles também nos ajudem a replicar nas jurisdições e seminários este trabalho de formação”, assegurou o sacerdote, que acrescentou que “conhecendo o que celebramos, podemos receber a graça do que celebramos”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas