São Sebastião é festejado na capital amazonense
Manaus – Amazonas (Quinta-feira, 14-01-2016, Gaudium Press) A Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis, localizada no centro de Manaus, celebra os festejos em honra São Sebastião com base na temática “Celebrando o Mártir São Sebastião, anunciamos a misericórdia do Pai”.
A abertura da festa ocorreu no primeiro dia da novena, contando com a presença do bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio, que presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Padre Militar Antônio Lima, Frei Fulgêncio, Frei Francisco Coelho, Frei Gino e o pároco da igreja, Frei Sebastião.
Prestes a iniciar a cerimônia, o pároco Frei Sebastião Fernandes desejou boas-vindas aos fiéis devotos de São Sebastião, enfatizando que o tema da cerimônia está em consonância com as atividades do Ano da Misericórdia, com o intuito de incentivar todos a experimentarem o amor misericordioso do Pai por meio da confissão e oração.
O momento mais marcante no final do primeiro dia da novena ficou por conta da entrada dos marinheiros e fuzileiros navais que participaram da procissão escoltando as relíquias do Santo.
O bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio, em sua homilia, ressaltou a importância do testemunho de São Sebastião, visto como um autêntico cristão, uma vez que confiou plenamente na misericórdia de Deus.
“Viver o ano da misericórdia é viver ano do mistério da presença de Deus de maneira misericordiosa e compassiva para com todos nós, afinal de contas o Pai é misericordioso. A proposta deste novenário é que tenhamos no nosso coração essa realidade paterna e materna de Deus, destacada no antigo testamento que nos fala do Deus da vida, do perdão, do amor. Os subtemas nos revelam algumas expressões do amor de Deus, sendo eles: estar atento ao clamor do pobre, sofredor e marginalizado; paciência com relação aos revoltados; é lento na cólera, na ira; fidelidade a aliança para com o seu povo; é justo; é amor e compaixão; ama a todos e exerce misericórdia universal, para com todos; e não decepciona nossas esperanças”, destacou o bispo”.
Ainda segundo Dom Mário, “este novenário é importante pois nos faz crescer e avançar na dimensão de acolher o outro e dar espaço no coração até para os que nos ofenderam e não gostam de nós”.
“Que também sejamos sinais de alegria, de entusiasmo, de leveza e de misericórdia para todos, aproveitemos este momento em que nos pede conversão e que São Sebastião nos conceda essa graça. Aproveitemos essa chance para melhorar a nossa cidade, com nossa conduta e seriedade como cidadãos, como homens e mulheres de Fé”, completou.
No final, o prelado concluiu: “que a misericórdia de Deus produza em nós frutos e seja fecunda como foi na vida de São Sebastião e na vida de tantas pessoas que admiramos e vivem no meio de nós. Que a misericórdia de Deus seja um remédio que nos cure e nos faça propagadores da saúde física e espiritual para todos os que convivem conosco”. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Manaus
Deixe seu comentário