Santa Genoveva proposta como exemplo de santidade aos Gendarmes de Burkina Faso
Ouagadougou – Burkina Faso (Segunda-feira, 11/01/2016, Gaudium Press) – Fazem 54 anos que o Papa João XXIII, o dia 18 maio de 1962 instituiu Santa Genoveva como Santa Patrona da Gendarmaria Nacional da França.
Esta Santa guardiã de Paris, que defendeu a cidade contra os hunos e que manteve a ordem no interior da capital, tornou-se também a Patrona de todos os gendarmes do mundo inteiro.
Ela foi celebrada recentemente pela gendarmaria de Burkina Faso, no dia 3 de janeiro, quando a Igreja festejava a solenidade da Epifania do Senhor.
Como é sabido, Burkina Faso é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Niger, e a sul pelo Benim, pelo Togo, por Gana pela Costa do Marfim. Era conhecido anteriormenrte como República do Alto Volta.
A festa de Santa Genoveva de 2016, patrona da gendarmaria ficará gravada nos anais da gendarmaria nacional no acampamento Quagadougou Paspanga.
Pela primeira vez, nas palavras do Chefe do Estado Maior da Gendarmaria, “nós celebramos aqui no acampamento nossa festa patronal durante uma missa celebrada por um cardeal, príncipe da Igreja.”
De fato, o Cardeal Philippe Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou, presidiu a Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, no Salão Norbert Zongo, na presença de Chefe do Estado Maior Geral do Hosts, outros dignitários do exército, os habitantes do acampamento Paspanga e fiéis da área, inclusive do interior.
Gendarmes Santos
O Cardeal, um veterano atirador senegalês, falou aos gendarmes em sua homilia e lembrou-lhes que eles são todos chamados à santidade, como todos os outros batizados.
A juventude do coração da Santa Genoveva, a percepção de sua inteligência, sua astúcia no coração das lutas de seu tempo, foram propostos para os gendarmes como faróis nas missões que lhes são próprias. (JSG)
Deixe seu comentário