Gaudium news > Bispo de Madison, EUA, pede que os tabernáculos fiquem no centro das igrejas

Bispo de Madison, EUA, pede que os tabernáculos fiquem no centro das igrejas

Madison – Estados Unidos (Segunda-feira, 11-01-2016, Gaudium Press) Quando Dom Robert Morlino, Bispo de Madison, EUA, chegou à sua Diocese em 1993, animou a todos os sacerdotes a promover uma maior reverência e adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar. Isto deveria ser feito com maior adoração, mais reverentes missas, e colocando os tabernáculos no centro das igrejas. Agora o pedido foi feito oficialmente, e tem que ser cumprido antes de 2018.

“Obviamente é porque ele quer reiterar que este é o Deus vivente, que reside no tabernáculo”, diz Patrick Gorman, diretor da Oficina de Culto da Diocese de Madison. O tabernáculo “não é outra peça do mobiliário, que pode ir a qualquer parte; esta é a casa do Deus vivo, e queremos tê-lo em um lugar prominente onde a gente possa orar sempre que quisermos”.

Há alguns lugares, algumas grandes catedrais e basílicas, que mantêm capelas separadas para os tabernáculos e a adoração eucarística, mas, segundo explica Gorman, isto é pela grande quantidade de turistas e peregrinos que as visitam.

Entretanto, “a Igreja, por meio de nossa Diocese, não tem visitantes que vão e venham todo o tempo, e sem dúvida em nossa Diocese, inclusive quando a nova catedral for construída, suponho que não os haverá; assim como não há necessidade de uma capela lateral”, disse. “As pessoas podem entrar, e tudo será tranquilo. De vez em quando pode encontrar-se com um ensaio de casamento ou algo assim, mas isso é manejável”, insiste Gorman.

O projeto de levar os tabernáculos ao centro das igrejas foi bem recebido entre os fiéis e sacerdotes, assinala Gorman, que disse através das redes sociais o Bispo está recebendo agradecimentos pela medida. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas