Milhares de fiéis comparecem a inauguração de estrutura de Santuário no PiauÃ
Teresina – Piauí (Segunda-feira, 11-01-2016, Gaudium Press) A nova estrutura do Santuário de Santa Cruz dos Milagres, em Teresina, foi inaugurada neste domingo, 10 de janeiro, durante cerimônia que reuniu milhares de fiéis vindos de diversas partes do Estado do Piauí.
“Estamos concluindo e ao mesmo tempo iniciando um grande sonho. Sabemos que foi uma caminhada difícil, mas quem sempre esteve à frente dessa obra, de mãos dadas com Deus, foram os romeiros. Foi uma caminhada árdua. Tivemos momentos felizes, mas também muitos contratempos. Mas, a Igreja está aqui. Entregue. Pronta! Foi um sonho que eu não tive só e sim partilhado com os romeiros”, contou o reitor do Santuário, Padre Francimilson Holanda.
A obra com cerca de 4 mil metros de área construída está nas imediações onde a devoção a Santa Cruz iniciou no século XVII.
De acordo com dados históricos, tudo começou com uma cruz fincada entre pedras apontado para o rio São Nicolau. E desde então, o número de milagres cresceu vertiginosamente.
Ao longo do ano, a região recebe milhares de devotos que trazem suas promessas e preces fervorosas. No total, cerca de 200 mil pessoas passam pelo local por ano, tornando o Santuário de Santa Cruz dos Milagres o terceiro mais visitado do Brasil.
Agora, com a nova estrutura, capaz de receber cerca de 3,5 mil fiéis, a previsão é que o número aumente.
A pedra fundamental, lançada há cinco anos, foi abençoada pelo então Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, atual de Brasília e Presidente da CNBB.
“Olhamos para Dom Sérgio como o nosso Dom Sérgio. Hoje, ele preside a CNBB, mas é sempre bem quisto no Piauí. Mas, com certeza, de nada adiantaria ter uma estrutura tão bonita e grandiosa se não tivéssemos os fiéis. Vocês são os tijolos vivos dessa obra. Vocês são a Igreja viva dessa nova morada do Pai”, disse o atual Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
Segundo dados da Polícia Militar do Piauí, cerca de 25 mil pessoas participaram da solenidade, que transcorreu com a bênção da estrutura física do Santuário, bem como a abertura da Porta Santa da Misericórdia.
“Muita gente dizia que esse Santuário só seria construído por um milagre e ele aconteceu. Por isso estamos aqui para glorificar a Deus. No coração tenho hoje só gratidão por momentos tão especiais vividos com os romeiros de Santa Cruz”, avaliou Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina entre os anos de 2008 e 2011.
Além disso, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres obteve relíquias vindas diretamente da Terra Santa, sendo elas uma pedra do Monte Calvário, que hoje se encontra no altar do templo piauiense. Curiosamente, a rocha foi colhida exatamente do local que recebeu o corpo de Cristo morto, antes do milagre da ressurreição. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina
Deixe seu comentário