Cardeal Arcebispo de Bombaim, Índia, busca beatificação de mártires de Kandhamal
Bombaim – Índia (Quarta-feira, 06-01-2016, Gaudium Press) O Presidente da Conferência de Bispos Católicos da Índia e Arcebispo de Bombaim, Cardeal Oswald Gracias, manifestou seu desejo de que os crentes que deram sua vida nos violentos ataques de Kandhamal em 2008 possam chegar aos altares. O número de vítimas no estado indiano de Orissa chegou a mais de 90 e os cruentos ataques ocasionaram o deslocamento de mais de 56 mil pessoas.
“Falei com o Prefeito da Congregação Pontifícia para as Causas dos Mártires em Roma”, anunciou o Cardeal Gracias em diálogo com a agência Zenit. “Estou disposto a falar pessoalmente da violência consumada em Kandhamal e de seus mártires com o Papa Francisco”.
O processo que poderia levar à beatificação aos crentes considerados localmente como mártires foi objeto de conversas com o Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, Dom John Barwa, sob cuja autoridade está na zona afetada pela tragédia. “A Igreja é sensível aos mártires modernos de hoje em dia. O papel dos novos testemunhos é muito importante”, acrescentou o Cardeal. “Para um processo de beatificação se necessita um trabalho paciente e a documentação adequada”.
Durante o recente Congresso Eucarístico Nacional celebrado em Bombaim, o Arcebispo se reuniu com Kanak Rekha Nayak, esposa de um dos mártires de Kandhamal, Parikhit Nayak. Nesse encontro o purpurado já havia expressado sua intenção de promover a causa dos crentes assassinados.
O ataque anti-cristão de Orissa em 2008 constitui o maior ato de violência contra os crentes na história da Índia. Em 415 aldeias se incendiaram 5.600 casas de crentes, se produziram numerosos feridos e mulheres abusadas, ao menos 91 assassinatos e quase 300 templos destruídos, além da destruição de todo tipo de instituições cristãs. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário