RelÃquias de São João XXIII e São João Paulo II vistam Olinda e Recife
Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 06-01-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife encerrou neste último domingo, 3 de janeiro, a peregrinação das relíquias de São João XXIII e São João Paulo II pelas paróquias arquidiocesanas, por ocasião das atividades propostas para o Ano da Misericórdia – convocado pelo Papa Francisco -, aberto na capital pernambucana em 13 de dezembro passado, com a com a abertura da Porta Santa na Igreja Catedral Santíssimo Salvador.
A última comunidade a receber os relicários dos santos foi a Paróquia São Miguel, situada na cidade de Abreu e Lima.
Nesta ocasião, os paroquianos promoveram uma romaria com destino a Igreja Catedral para entregar as relíquias, que são um fragmento ósseo do beato João XXIII e gotas de sangue de João Paulo II. Lá, ficaram expostas para a veneração dos fiéis na Sé de Olinda.
De acordo com o site da Arquidiocese de Olinda e Recife, este é considerado um período especial para que os católicos se convertam e se reconciliem com Deus através da penitência, oração, caridade, dos sacramentos e da peregrinação.
Sabendo que o Ano da Misericórdia será concluído no dia 20 de novembro de 2016, na Festa de Cristo Rei, a Igreja Particular de Olinda e Recife, como uma forma para os fiéis vivenciarem este período proposto pelo Papa Francisco, sugere algumas atividades religiosas.
A programação elaborada pela Arquidiocese para este tempo propõe, a divulgação da bula “Misericordiae Vultus” (“O rosto da Misericórdia”), bem como a peregrinações à catedral e igrejas escolhidas para o jubileu, catequese sobre a misericórdia e o sacramento da Penitência, celebrações penitenciais, mutirões de confissões, visitas aos enfermos e presos, coleta e doação de alimentos e incentivo a implantação das pastorais sociais nas paróquias.
Além disso, foi desenvolvido um calendário celebrativo pelo Ano da Misericórdia arquidiocesano, onde diversos segmentos serão contemplados com momento específico, sendo o primeiro evento realizado em 24 de janeiro, quando as Novas Comunidades são convidadas a celebrar o jubileu durante a missa das 9h.
Já nos dias 4 e 5 de março será realizada as “24 horas para o Senhor” em todas as paróquias da arquidiocese, visto como um pedido especial do Santo Padre.
Vale ressaltar que as ações serão realizadas nos lugares escolhidos como celebrativos para o jubileu, tendo fim no dia 20 de novembro de 2016.
Assim, a arquidiocese estabeleceu juntamente com os vigários episcopais um lugar em cada uma das oito regiões episcopais para que seja celebrado o Ano da Misericórdia. Em cada espaço, os fiéis terão a oportunidade de participar da abertura da Porta Santa e viver a graça do jubileu, obtendo a indulgência. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário