Gaudium news > Igreja na Espanha facilita a comunicação à deficientes auditivos

Igreja na Espanha facilita a comunicação à deficientes auditivos

Madri – Espanha (Segunda-feira, 04-01-2016, Gaudium Press) As pessoas com deficiência auditiva na Espanha poderão participar de uma maneira mais ativa das celebrações Eucarísticas, isto graças ao convênio que assinado pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE) com a Fundação ONCE para a cooperação e inclusão social de pessoas com deficiência, para que em diversos templos do país se instalem aparelhos que facilitem a comunicação com as pessoas que utilizam próteses ou implantes auditivos.

Igreja na Espanha facilita a comunicação à deficientes auditivos 1.jpgO convênio de cooperação foi assinado pelo Secretário-Geral do Episcopado Espanhol, o Padre José María Gil Tamayo, e o diretor-geral da Fundação ONCE, José Luis Martínez Donoso, com o propósito de melhorar o acesso à comunicação dos surdos nos lugares de culto.

Em um princípio serão 12 as igrejas onde se instalarão os sistemas magnéticos. Elas são a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena e a Igreja de Santo Antônio em Madri; o Templo expiatório da Sagrada Família de Barcelona e a Abadia de Montserrat; a Catedral de Santa Maria de Sevilha, a Catedral Basílica da Virgem da Encarnação de Málaga, a Catedral de Santa Maria da Palma de Mayorca, a Catedral Basílica de Santiago de Compostela, a Catedral de Santa Maria de Regla de León, a Basílica do Pilar de Zarazona, a Catedral de Pamplona e a Basílica de Nossa Senhora da Candelária de Tenerife.

Este acordo está marcado dentro do convênio assinado pela Fundação com o Real Patronato da Deficiência para a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência, graças a qual se adiantam várias ações específicas, entre elas a melhora da qualidade de vida das pessoas surdas.

Através do acordo, a Fundação facilitará à Conferência Episcopal informações sobre os produtos de apoio a pessoas com deficiência auditiva que se podem instalar nos templos. Por sua vez, o Episcopado se compromete a colaborar identificando os lugares de culto onde ditos sistemas podem instalar-se.

Igreja na Espanha facilita a comunicação à deficientes auditivos 2.jpg

Os aparelhos são um meio de apoio para a comunicação das pessoas com deficiência auditiva. Através deles se faz chegar um sinal de áudio aos fones ou implantes auditivos das pessoas com algum grau de surdez, eliminando o ruído de fundo, e transformando o sinal de áudio em um campo magnético que é captado pelos implantes de uma forma mais nítida.

Esta não é a primeira vez que a Igreja Espanhola põem à disposição meios que facilitem a participação da liturgia às pessoas com deficiência. Recentemente a Associação de Cegos Espanhóis Católicos (CECO) apresentou vários materiais litúrgicos para que os cegos façam parte ativa das celebrações religiosas, distribuindo nas paróquias lecionários em método Braile e uma ampliação de caracteres, para que as pessoas com deficiência visual possam ler com seus dedos a palavra de cada dia. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas