Bispo de Crato (CE) celebra seus 70 anos com seminário propedêutico em sua homenagem
Crato – Ceará (Quarta-feira, 30-12-2015, Gaudium Press) O Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, celebrou nesta semana seus 70 anos de vida com uma cerimônia em sua homenagem, que contou com cânticos e procissão de entrada da Santa Missa.
Nascido em Tricase, na Itália, Dom Panico é pertencente à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, e está à frente da Diocese cearense há 14 anos. Ao todo, possui 44 anos de 44 anos de ordenação sacerdotal e 22 de ordenação episcopal.
“Reunidos, fiéis e pastores, formamos a Igreja” era o que dizia o cântico entoado em plena Solenidade da Sagrada Família, como forma de agradecer e louvar a Deus pelo dom da vida ao bispo diocesano.
A música cantada pelo coral do Seminário Diocesano São José intitulava-se “Tantas coisas bonitas”, de autoria de Dom Pedro Guimarães, e que por sinal, havia sido feita para Dom Fernando pelos seus 25 anos de sacerdócio, quando ainda era Bispo de Oeiras- Floriano, no Estado do Piauí.
No encerramento da celebração, o bispo de Crato declarou ter se surpreendido com resgate deste cântico que, assim como no passado, novamente o emocionou.
“Dom Fernando trouxe um jeito novo de administrar a Diocese e do que ele trouxe nós vamos colhendo os frutos”, afirmou o vigário geral da Diocese, Padre José Vicente Pinto.
Padre José Vicente, inclusive, recordou os inúmeros serviços prestados à Igreja cearense por Dom Fernando ao longo dos anos à frente do bispado, ressaltando que Cúria Diocesana disponibiliza aos interessados arquivos, de fácil acesso, que podem contar a história de Dom Fernando em Crato.
“A Igreja não é uma empresa, um negócio, é uma família”
Na cerimônia, Dom Fernando Panico citou as palavras do Papa Francisco, lembrando aos fiéis que “a Igreja não é uma empresa, um negócio, é uma família”.
Depois, agradeceu a presença dos fiéis que vieram prestigiá-lo pelos seus 70 anos de vida. “Com vocês todos, minha grande família espiritual, quero adorar, agradecer e louvar a Santíssima Trindade pela minha existência terrena doada pelo Criador, transmitida pelo amor humano dos meus pais e santificada pelo sacramento do matrimônio”.
“Louvo e agradeço a Deus reconhecendo minha indignidade, a minha pequenez, a realidade de um pobre pecador, mas perdoado por Deus. Esta é a grande certeza que anima a minha vida e dá esperança. A confiança na misericórdia de Deus, que me sustentou até agora, certamente haverá de me sustentar até o final de minha vida”, declarou.
Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico
Mas ainda faltavam um presente mais do que especial para Dom Fernando Panico. Nesta terça-feira, 29, os fiéis e seminaristas diocesanos comemoraram a instalação do novo Seminário Propedêutico que leva o nome do bispo, que acolherá jovens em preparação para ingressar no Seminário Maior, bem como o Lar Sacerdotal Monsenhor Montenegro, que acolherá padres aposentados, ambos localizados no bairro Grangeiro.
A obra foi construída em um prazo de 120 dias, em um terreno doado pelo Monsenhor Montenegro, em forma de herança à Diocese de Crato.
“Agradeço a Deus porque esta inauguração acontece no contexto da celebração dos meus 70 anos. Recebo com toda a Diocese este presente, que vem da misericórdia de Deus, graças ao Monsenhor Montenegro e os seus familiares”, agradeceu o bispo Dom Fernando.
Após fazer a oração e aspersão de água benta, o prelado de origem italiana abençoou o espaço, estando acompanhado pelos padres e leigos da Diocese.
“Agora estamos em nossa casa própria”, afirmou o Reitor do Seminário Propedêutico, Padre Cícero Luciano Lima, que destacou o novo espaço como um ambiente agradável, propicio para o estudo, oração e vida comunitária, fatores esses que, em sua opinião, contribuirão para formação dos futuros padres.
O Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, além de possuir uma biblioteca, refeitório, sala de estar, área de lazer, conta com uma Capela dedicada a São João Paulo II, Patrono da Diocese de Crato.
Na Capela, os seminaristas terão ainda o privilégio de conviver com uma relíquia do Santo: um pingo do sangue que São João Paulo II derramou em um atentado que sofreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, na tarde do dia 13 de maio de 1981.
O Lar Sacerdotal está situado na residência onde o Monsenhor Montenegro morava.
Dom Fernando Panico não escondeu a alegria ao dizer que este era um dos sonhos do Monsenhor Montenegro, de “construir o Lar Sacerdotal na casa dele para os padres, da Diocese de Crato e adjacências, que queiram passar por aqui e viver tranquilamente sua vida sacerdotal já um pouco cansados e aposentados, mas sempre sacerdotes, para os quais devemos muita estima pelos trabalhos realizados”. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato
Deixe seu comentário