Conselho Episcopal Latino-americano cria o CEBITEPAL
Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 30-12-2015, Gaudium Press) O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) criou o CEBITEPAL, Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e o Caribe. Este centro -com sede na capital colombiana- aglutina a experiência de três instituições anteriores, o Centro Bíblico (CEBIPAL), o Instituto Teológico Pastoral (ITEPAL), e o Observatório Pastoral (OBSEPAL).
O novo CEBITEPAL “tem três escolas: a Escola Bíblica, a Escola Teológica e a Escola Social. Na Escola Bíblica se implementa tudo relacionado com o estudo da Sagrada Escritura à luz das circunstâncias das realidades latino-americanas, para que essas realidades sejam verdadeiramente iluminadas pela luz da Palavra de Deus; a Escola Teológica busca capacitar a sacerdotes e agentes de evangelização, precisamente entregando-lhes aquelas ferramentas fundamentais de teologia e de pastoral, necessárias para poder cumprir sua tarefa evangelizadora; e a Escola Social que tem a ver não apenas com a difusão da doutrina social da Igreja, mas também com a análise permanente da realidade, para que possamos sempre responder ao que o Senhor e nossos povos necessitam”, explica o Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e presidente do CELAM.
“Acaba de nascer uma criança!; está recém-nascido, em panos, e necessitamos fortalecê-lo para que cresça”, assegura Dom Juan Espinoza, secretário-geral do CELAM e reitor do CEBITEPAL. “Trata-se de um conjunto que tem três escolas concretas, todas orgânicas também, com uma mesma meta e um mesmo objetivo, promovendo a investigação, a formação e a reflexão. Esperamos que nosso centro seja um espaço onde os melhores professores da América Latina e do Caribe tenham um lugar para encontrar-se, para investigar e para oferecer sua ciência. Mas também queremos que o CEBITEPAL seja um centro onde muitos alunos, muitos agentes de pastoral leigos, religiosos, religiosas, sacerdotes e Bispos do continente, possam vir a enriquecer-se”, expressa o prelado.
Por sua vez, a Dra. Susans Nuín, diretora da Escola Social do CEBITEPAL, afirma que o novo Centro tem a característica de sua forte dimensão latino-americana. “Isto quer dizer que qualquer estudante que frequente nossos cursos, diplomados, licenciaturas e espaços de pós-graduação, faz uma experiência de ‘latino-americanidade’ e esta é uma das particularidades de nossa proposta, reconhecendo que a Igreja latino-americana é uma Igreja em diálogo com a Igreja universal, mas a partir de sua singularidade”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário