Gaudium news > Paróquia dedicada ao Menino Jesus de Praga, no Rio, comemora seus 50 anos

Paróquia dedicada ao Menino Jesus de Praga, no Rio, comemora seus 50 anos

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 30-12-2015, Gaudium Press) A Paróquia dedicada ao Menino Jesus de Praga, considerada a única no Rio de Janeiro com este título, celebrou nesta segunda-feira, 28 de dezembro, seus 50 anos de fundação.

Gaudium Press.jpg

Nesta ocasião, houve uma Santa Missa festiva presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta, na matriz no último dia 26 de dezembro.

Criada em 1965 pelo Padre Lindolfo Lisboa, hoje vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu, no Cosme Velho, a Paróquia do Menino Jesus de Praga presenciou ainda a passagem de mais nove sacerdotes.

Atualmente a igreja, administrada pelo Padre Márcio Ferreira dos Santos, vem promovendo diversos projetos e auxiliando a comunidade local no âmbito social.

“Muitos padres passaram por aqui e marcaram a história da paróquia, principalmente na área social, que foi algo muito peculiar, uma marca das atividades que ela desenvolve. Me sinto muito feliz por ser sacerdote e poder doar a minha vida a essa comunidade”, afirmou o Padre Márcio, pároco há mais de dois anos.

O sacerdote destacou, entre as principais atividades exercidas pela paróquia, a “Pastoral do Quilo”, onde cerca de 150 famílias estão cadastradas e recebem auxílio como mantimentos e assistência social. Estima-se que o projeto, considerando as emergências, atende mais de 600 pessoas carentes por mês.

História

No ano de 1961, surgiu entre os moradores da Vila Aliança uma espécie de movimento pela criação de um local específico para orações de fácil acesso para o público. Naquela época, eles tinham apenas a opção de se deslocarem até Bangu para acompanhar as celebrações realizadas em uma paróquia.
Em vista disso, começaram a ser feitos cultos católicos em praças públicas dos arredores da cidade, a fim de atrair a atenção das pessoas que passavam pela região.

Contudo, a intenção de um espaço para oração e meditação da Fé ainda era prioridade da população. E desta forma, um grupo de senhoras fez a coleta de assinaturas dos moradores com o propósito de solicitar ao então governador a concessão de um terreno para a construção da igreja.

A doação, enfim, aconteceu no ano seguinte, sendo as obras concluídas em 1965.

De acordo com o Padre Lindolfo Lisboa, o nome para a igreja foi escolhido devido a uma inspiração que ele mesmo teve ao ouvir um locutor que falava muito a respeito do Menino Jesus em uma das rádios mais ouvidas no local.

“Depois eu soube que na Rua Mariz e Barros, na Tijuca, tinha uma igreja com um altar dedicado ao Menino Jesus de Praga e isso me deu a ideia. Eu estava começando a fazer a igreja e pedi ao cardeal da época, Dom Jaime de Barros Câmara, que me deixasse dar esse nome à paróquia. Ele permitiu e ela foi a primeira do Rio dedicada ao Menino Jesus”, contou.

Um fato curioso narrado pelo próprio sacerdote está relacionado ao primeiro local de celebrações no terreno. Segundo ele, enquanto a igreja não ficava pronta, as cerimônias eram feitas em um barraco de madeira. “É difícil. Todo começo é difícil. Mas graças a Deus hoje a paróquia está aí, firme e forte, e já tem 50 anos”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas