Gaudium news > Livro sobre Nossa Senhora do Pilar é apresentado na Espanha

Livro sobre Nossa Senhora do Pilar é apresentado na Espanha

Zaragoza – Espanha (Terça-feira, 29-12-2015, Gaudium Press) Com o propósito de converter-se em uma ferramenta didática para as aulas de religião, recentemente foi apresentado em Zaragoza o livro “A Virgem do Pilar, testemunho de Fé vivida”. A obra, cujo lançamento ocorreu no salão de atos da Casa da Igreja, foi publicada pela Delegação Episcopal de Ensinamento da cidade espanhola.

O livro é a quarta publicação que traz à luz a Delegação Episcopal de Ensinamento com a finalidade de oferecer uma ferramenta de estudo para as aulas de religião. Nela, como expõem a Arquidiocese de Zaragoza em nota À imprensa, se “convida ao leitor a adentrar-se em uma ‘viagem’ na história tanto da Basílica como da invocação da Virgem do Pilar”.

Livro sobre Nossa Senhora do Pilar é apresentado na Espanha.jpg“Na publicação -prossegue a jurisdição eclesial-, se define que a arte é um lugar de encontro com Deus e que toda produção artística gerada pelo cristianismo é testemunho de Fé vivida”.

O ato de apresentação do livro foi presidido pelo delegado e diretor da obra editorial, Bernardino Lumbreras, que esteve acompanhado pela diretora técnica da publicação, Ester Casorrán, a coordenadora do projeto, Beatriz De Miguel e um dos redatores, José Enrique Pasamar.

Eles destacaram que apesar da passagem dos séculos, a devoção da Virgem do Pilar ainda é firme e permanece: “Durante 1.975 anos a devoção a Nossa Senhora do Pilar se manteve firme e leal e, junto a Ela, se escreveu e, sempre seguirá escrevendo-se, a história de nossa cidade”.

Nossa Senhora se apresentou em carne mortal

Diferentemente de outras aparições milagrosas relacionadas com a Mãe de Deus, a da Virgem do Pilar tem um selo particular, já que Nossa Senhora se apresentou em ‘carne mortal’. De acordo com uma antiga tradição, no dia 02 de janeiro do ano 40, Maria apareceu ao Apóstolo Santiago em Caesaraugusta, nome de Zaragoza na época romana.

Nesse então o apóstolo padroeiro da Espanha se encontrava nas margens do rio Ebro para pregar aos cesaraugustanos, que lhe resultavam duros de coração. Diante disso, Santiago o Maior vê fraquejar suas forças, perguntando-se se tinha sentido seguir pregando a mensagem de Jesus na terra. Neste instante se apresenta ao Apóstolo, a partir de Jerusalém, a Mãe de Deus, aparece rodeada de Anjos e para renovar seus ânimos.

Em sinal disso, Maria entrega a Santiago uma coluna de jaspe, que é o pilar que hoje sustenta sua venerada imagem, para que fosse símbolo da fortaleza que devia ter sua Fé. A mesma Virgem foi quem pediu ao Apóstolo que naquele lugar se levantasse um templo em sua honra. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas