Arcebispo comenta os elementos mais belos neste tempo natalino
São Paulo (Segunda-feira, 28-12-2015, Gaudium Press) Ao presidir a Santa Missa da noite de Natal na Arquidiocese de São Paulo, celebrada na Catedral Metropolitana, o Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, rememorou os elementos mais belos neste tempo natalino, entre eles, destacou a família e a misericórdia.
Ao comentar a atenção dada pela Igreja à família durante o ano de 2015, por ocasião ao Sínodo dos Bispos sobre a família, em outubro deste ano, bem como pelo Encontro Mundial das Famílias, nos Estados Unidos, no mês setembro, Dom Odilo lembrou os presentes que o Natal é considerada uma festa da família, uma vez que celebramos os fatos relacionado à vida dos nossos familiares.
“O anúncio do nascimento, o noivado, a gravidez, a espera e o nascimento do filho, a alegria e, ao mesmo tempo, as preocupações. A criança que é apresentada no templo a Deus. Os pais que têm que fugir para o exílio porque alguém quer matar a criança… Jesus que nasce e nós o reconhecemos na fé como Filho de Deus que se fez homem. Deus, que, por meio dele, entra no mundo numa família e participada da vida da família”, afirmou.
O Cardeal de São Paulo contou ainda que ao longo do tempo, Deus aparece caminhando com a família, chamando-a para colaborar com seu plano de Salvação em favor da humanidade.
“Também as nossas famílias hoje são lugares onde Deus está, onde ele se manifesta. O filho de Deus se tornou ‘emanuel’, Deus conosco, sim, de maneira toda expressiva na vida da família”, afirmou Dom Odilo, recordando que o lema da Novena de Natal proposta pela Arquidiocese para este ano foi: “Família, aqui há lugar para Jesus”.
Sobre o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco e iniciado no último dia 8 de dezembro, Dom Odilo não deixou de fazer uma ligação deste fato com a família.
“O Natal é a expressão máxima da misericórdia de Deus para com todos nós. O Papa Francisco recentemente disse que a família é lugar da misericórdia de Deus, onde ele exerce sua misericórdia muito concretamente e onde também todos os membros da família são convidados a praticar as obras de misericórdia”, disse.
Em seguida, desejou que “a grande misericórdia de Deus, que se manifestou em jesus de Nazaré, em seu nascimento, para toda a humanidade, seja acolhida e exercida também em todas as famílias”, pedindo para “que o nascimento de Jesus traga hoje, bênção, paz e misericórdia para todos nós”.
No final da cerimônia, houve a procissão dos fiéis com a imagem do Menino Jesus, sendo levada com destino ao presépio da Catedral.
Na manhã de Natal, 25, também na Catedral Metropolitana, Dom Odilo presidiu a missa solene do Dia de Natal. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário