Novo bispo para a Prelazia do Xingu é nomeado pelo Papa
Brasília (Quarta-feira, 23-12-2015, Gaudium Press) Após mais de 35 anos à frente da Prelazia do Xingu, no Pará, o bispo Dom Erwin Kräutler deixará o cargo após seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, 23. Em seu lugar, o Santo Padre nomeou o Frei João Muniz Alves, que estava exercendo o seu ministério em São Luís do Maranhão.
Dom Erwin nasceu em Koblach, na Áustria, vindo para o Brasil em 1965 para assumir a Prelazia do Xingu em 1981. Desde então, foram 50 anos estando presente junto à população local.
Já o seu novo sucessor, o Frei João Muniz Alves, até então exercia o ofício de Guardião da Comunidade Franciscana de São Luís do Maranhão, local onde também atuava como vigário paroquial, formador e professor de Teologia Moral.
Oriundo de Carema, município de Santa Rita, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o franciscano emitiu seus primeiros votos na Ordem dos Frades Menores em 1986, bem como os votos solenes em 1991.
Em 1993, foi ordenado. Depois, realizou um período de estudos de filosofia e teologia em Teresina, no Piauí, e concluiu o doutorado em ambas, em Roma.
Então como como sacerdote, exerceu funções como vigário paroquial, mestre de postulantes, pároco e definidor da vice-Província franciscana da diocese de Bacabal, no Maranhão. Além disso, no ano de 2014, foi visitador geral da Província franciscana de Moçambique.
Dom Erwin Krautler permanece na condução da Prelazia, como Administrador Apostólico, até a posse do novo bispo. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano
Deixe seu comentário