Gaudium news > Catedral Metropolitana de Juiz de Fora tem fachada inaugurada após revitalização

Catedral Metropolitana de Juiz de Fora tem fachada inaugurada após revitalização

Juiz de Fora – Minas Gerais (Quarta-feira, 23-12-2015, Gaudium Press) Em Juiz de Fora, a Catedral Metropolitana teve sua nova fachada inaugurada neste último domingo, 20 de dezembro, após passar por um processo iniciado no mês de junho deste ano. Agora, o projeto está em fase final, sendo que o templo terá também toda a fachada externa revitalizada.

Gaudium Press.png

Na ocasião, o evento começou a partir de uma cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira. Logo depois, houve uma Cantata de Natal realizada pelo Coral Pró-Música. E no final, o descerramento da placa de inauguração.

Contando com o apoio permanente dos paroquianos e paroquianas que contribuem na preservação da paróquia, a manutenção da Catedral teve a participação de uma empresa terceirizada que recuperou e pintou toda a parte externa do templo.

Com o término da reforma na parte exterior, a próxima etapa será a restauração e recuperação da pintura interna da igreja.

Em sua homilia, Dom Gil lembrou que o quarto Domingo do Advento é dedicado à Maria Santíssima, pois “quando Deus quis enviar Seu Filho ao mundo, não quis fazer sem precisar do ser humano e Maria foi escolhida para essa missão”. “Maria passa para nós a força da confiança em Deus”, completou.

Além disso, o prelado agradeceu à comunidade pelo empenho em ajudar na reforma da Catedral, “que é a Igreja-Mãe da Arquidiocese e tão importante para a nossa cidade”.

Em seguida, aconteceu o descerramento da placa de inauguração da Catedral Metropolitana.

De acordo com o pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, a reforma é vista como de grande importante, uma vez que a paróquia é um cartão-postal de Juiz de Fora, além de uma das principais igrejas da Arquidiocese.

“Agradecemos a Tintas Coral pela doação para a pintura externa da nossa Catedral e também aos paroquianos e a todos que, com a entrega do Dízimo e das ofertas, estão contribuindo para a reforma do nosso querido templo”, declarou o monsenhor.

Além da parte externa da Catedral, o piso interno foi trocado e as Capelas da Ressurreição e de Adoração ao Santíssimo foram construídas. Houve ainda a implantação do sistema de ar condicionado e dos novos equipamentos para a melhora da acústica da igreja, assim como um novo presbitério, um novo altar e um novo ambão.

Neste ano de 2015, ocorreu também a inauguração da pintura da cúpula da igreja.

Inauguração da nova iluminação externa e Cantata de Natal

Antes, na noite deste último sábado, 19, houve a inauguração da iluminação externa da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.

Neste dia, a cerimônia solene teve a participação do Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, do vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e do prefeito do município, Bruno Siqueira, e os padres Cássio Barbosa de Castro e Márcio Roberto Cabral, pertencentes à Paróquia Bom Pastor.

Dom Gil não deixou de ressaltar as recentes obras realizadas na Catedral, afirmando, inclusive, que a nova iluminação externa servirá para valorizar ainda mais a igreja, considerado um verdadeiro patrimônio da cidade. “A Catedral é o centro da fé católica em Juiz de Fora e é também um monumento artístico que a cidade tem há muitos anos. Esta obra da Prefeitura de Juiz de Fora destaca o prédio como de fato um cartão postal da cidade”, disse.

Depois deste momento, os fiéis presentes tiveram a oportunidade de assistir à Cantata de Natal do Coral Arquidiocesano Benedictus, criado pelo próprio Arcebispo de Juiz de Fora.

Ao longo do concerto, o grupo cantou tanto canções religiosas com temas natalinos, quanto o tradicional canto “Benedictus”, sendo a apresentação finalizada com a canção “Noite Feliz”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Juiz de Fora

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas