Gaudium news > Primeiro sacerdote surdo de Singapura é ordenado

Primeiro sacerdote surdo de Singapura é ordenado

Cidade de Singapura – Singapura (Terça-feira, 15-12-2015, Gaudium Press) O Padre Rowland Yeo, de 58 anos, fez história na Igreja Católica em Singapura ao ser o primeiro sacerdote surdo a ser ordenado neste país, segundo informou a Catholic News Singapur. O novo presbítero superou as dificuldades próprias de sua condição para poder servir no ministério sagrado às pessoas com deficiências auditivas.

Primeiro sacerdote surdo de Singapura é ordenado.jpg

O Padre Yeo nasceu surdo e estudou uma disciplina técnica de elaboração de móveis. Seu primeiro encontro com a Fé Católica ocorreu aos 11 anos de idade (era de família budista) quando uma tia o levou para uma Missa. Apesar de não ter intérprete na linguagem dos sinais, o pequeno se sentiu cômodo na liturgia. Anos depois, em 1976, um amigo lhe apresentou um sacerdote redentorista e isto o levou a interessar-se na Fé e fazer-se batizar aos 21 anos de idade.

O novo crente tomou uma particular devoção pelo Santo Rosário enquanto trabalhava como carpinteiro. Mais adiante viajou aos Estados Unidos para obter um título em filosofia em 1986 e depois como missionário leigo ao Peru, onde ensinava à crianças surdas. Quando retornou à Singapura sentiu o desejo de servir mais profundamente e se apresentou a várias comunidades religiosas, sendo admitido como Franciscano.

A formação religiosa do agora sacerdote foi um desafio, já que requeria de um intérprete para compreender as lições e ajuda para redigir os textos de seus estudos. Em sua vida religiosa adotou o exemplo de São Francisco de Assis, que lhe ensinou a ser “feliz, sorridente e paciente inclusive durante os momentos mais difíceis”. Agora, após conquistar a meta do sacerdócio, pode cumprir sua vocação de serviço à comunidade de pessoas com deficiências auditivas. “O chamado de Deus me fez decidi fazer-me sacerdote para pregar o amor de Deus aos surdos”, afirmou.

Durante seu diaconado, realizou trabalhos pastorais com as comunidades de surdos e trabalhou como intérprete nas Missas de domingo. Em sua Missa de ordenação pediu na língua dos sinais o apoio espiritual dos crentes: “por favor, orem por mim para que sempre dê tudo o que tenho, tudo o que sou para o serviço do povo de Deus”. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas