Gaudium news > Peregrinos mineiros fazem caminhada para conferir a cerimônia da Porta Santa

Peregrinos mineiros fazem caminhada para conferir a cerimônia da Porta Santa

Belo Horizonte – Minas Gerais (Segunda-feira, 14-12-2015, Gaudium Press) Os milhares de peregrinos vindos de diversas partes de Belo Horizonte se encontraram na manhã deste domingo, 13 de dezembro, na Tenda Cristo Rei, mais precisamente no canteiro de obras da Catedral, para participar da solenidade de abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, além da V Assembleia do Povo de Deus.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, os fiéis se concentraram na Cruz de Cristo Rei, local onde teve início uma procissão, com a participação do Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Os peregrinos, então, tiveram de atravessar o canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, em oração, até chegarem a entrada da Tenda Cristo Rei, onde Dom Walmor fez a abertura da Porta Santa.

Antes, pela manhã, o prelado havia celebrado a solenidade de abertura da Porta Santa na Ermida da Padroeira, Santuário Nossa Senhora da Piedade.

De acordo com a Arquidiocese, neste domingo, dez lugares especiais de peregrinação acolheram a cerimônia da Porta Santa.

Dom Walmor, em um de seus ensinamentos, afirma que a procissão realizada nesta época da abertura da Porta Santa na Tenda Cristo Rei representa um convite aos fiéis para peregrinarem como um “gesto de humildade que significa ir ao encontro de Deus”.

Além disso, o Arcebispo recordou que o caminho para se alcançar as graças no Jubileu da Misericórdia é o de peregrinar em um dos lugares que recebe a Porta Santa, assim como buscar o Sacramento da Reconciliação, recitar a oração do Credo e rezar pelas intenções do Papa Francisco.

Depois de realizada a abertura da Porta Santa, Dom Walmor presidiu uma Santa Missa na Tenda Cristo Rei. Em sua homilia, explicou que o intuito do Jubileu da Misericórdia “é para colocarmos Cristo no centro da nossa vida, porque Ele nos mostra Deus – Pai Misericordioso”.

De acordo com Dom Walmor, cada pessoa deve buscar a verdadeira alegria, que nasce da esperança. “Essa alegria é a certeza de que Deus está conosco e, apesar das muitas dificuldades, não seremos derrotados”, disse.

Prestes a encerrar a celebração, o Arcebispo ressaltou que, ao longo do Jubileu da Misericórdia, a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza a quinta edição da Assembleia do Povo de Deus, que é vista como “um caminho bonito para olharmos como estamos vivendo, como estamos testemunhando o Evangelho e o que precisamos mudar”.

Já no Santuário da Padroeira de Minas, após a Missa na Ermida da Padroeira, o prelado esteve presente na inauguração do Caminho das Dores de Nossa Senhora, que conforme o próprio arcebispo, é um “jardim de espiritualidade”, uma vez que possui mosaicos que retratam as dores de Maria Santíssima, bem como uma ornamentação, com plantas e flores. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas